NOTÍCIAS

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Duas das principais tendências são os sistemas de assistência ao motorista e a comunicação veículo-veículo (V2V)
Publicado em
News466-Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros
Alguns modelos de veículos possuem uma versão mais avançada do sistema AEB, que pode detectar ciclistas e animais na estrada Crédito: Volvo

Asinovações em segurança no trânsito têm o potencial de salvar vidas e reduzir o número de sinistros nas estradas. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é importante que condutores estejam cientes dessas ferramentas e as utilizem para melhorar a segurança pessoal e coletiva no trânsito.

Duas das principais tendências são os sistemas de assistência ao motorista e a comunicação veículo-veículo (V2V). Conheça alguns exemplos nesse sentido.

Sistemas de Assistência ao Motorista (ADAS – Advanced Driver Assistance Systems)

A assistência à frenagem de emergência, os famosos sistemas AEB, detectam obstáculos à frente e podem aplicar os freios automaticamente se o motorista não reagir em tempo. “A frenagem automática de emergência é uma tecnologia que detecta objetos ou pedestres à frente do veículo e aciona os freios automaticamente para evitar uma colisão. Esse sistema utiliza sensores de radar ou câmeras para identificar obstáculos e pode ajudar a prevenir sinistros em situações de trânsito intenso ou distração do motorista. Alguns modelos de veículos também possuem uma versão mais avançada desse sistema, que pode detectar ciclistas e até mesmo animais na estrada”, explica Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

Já o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura do carro da frente, ajudando a evitar colisões traseiras. Importante também para os carros adaptados para PcDs.

Outra inovação é a assistência à manutenção de faixa (LKA). Esses sistemas monitoram a posição do veículo na pista e emitem alertas ou corrigem a direção se o veículo estiver saindo da faixa sem sinalização. Novidade também na detecção de ponto cego (BSD), que são sensores que detectam veículos nos pontos cegos e alertam o motorista, para evitar mudanças de faixa perigosas.

Por fim, o reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), que identificam e exibem informações sobre sinais de trânsito, como limites de velocidade, no painel de instrumentos.

Comunicação Veículo-Veículo (V2V)

A comunicação V2V permite que os veículos compartilhem informações uns com os outros, incluindo localização, velocidade, direção e status de frenagem. Isso pode ajudar a evitar colisões e melhorar a eficiência do tráfego.

Um dos exemplos, é o aviso de colisão imi​nente (ICA), que pode emitir alertas para motoristas quando há uma situação de colisão prestes a acontecer com outro veículo, mesmo que esteja fora do campo de visão direta.

Também o IVC – Intersection Vehicle Collision Prevention, que avisa sobre veículos se aproximando de cruzamentos. A V2V ainda promove a melhoria da eficiência do tráfego, já que pode ser usada para otimizar o fluxo, sincronizando semáforos e coordenando a fluidez do trânsito.

Além desses exemplos, alguns veículos já estão equipados com sistemas V2V que monitoram o comportamento do condutor para detectar sinais de distração ou fadiga. Isso pode alertar o motorista ou até mesmo intervir para evitar sinistros. “Tecnologia aplicada ao trânsito é uma grande aliada na busca por ruas e vias mais humanas”, finaliza Campos.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.