NOTÍCIAS

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

O excesso de velocidade é um dos principais causadores de sinistros graves no país
Publicado em
News465-Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade-PRF_DMVT
Em alta velocidade, as lesões sofridas pelos ocupantes dos veículos e pelos pedestres envolvidos tendem a ser mais graves Crédito foto: PRF

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que sempre é lembrado no terceiro domingo de novembro, desempenha um papel importante na conscientização sobre os perigos do trânsito, além de prestar uma homenagem às vítimas. Essa data acaba oportunizando um destaque à importância de se tomar medidas de segurança viária e à necessidade de se adotar comportamentos responsáveis no trânsito. A sensibilização gerada pela data, que esse ano será dia 19, pode contribuir para salvar vidas e para a redução de sinistros, promovendo um ambiente viário mais seguro e responsável.

Velocidade em excesso mata

          O excesso de velocidade é um dos principais causadores de sinistros graves no país. Segundo o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), o excesso de velocidade é a principal causa de  mortes no trânsito. Um estudo  se aprofundou nesse comportamento e constatou que 43% dos excessos flagrados são gravíssimos (veículos a partir de 51% acima do limite permitido). Só a Polícia Rodoviária Federal (PRF), de janeiro a agosto de 2023, registrou quase 3 milhões e 500 mil infrações, sendo que 1.286.673 são por transitar em velocidade acima de 20% à máxima permitida e outras 248.288 por excesso de velocidade até 50% além do permito. O excesso de velocidade corresponde a 84% do total de multas aplicadas em todo o ano passado.

Segundo Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, “campanhas de conscientização sobre os perigos da velocidade excessiva são essenciais, bem como relembrar, em datas como essa, a memória daquelas pessoas que foram vítimas dos sinistros de trânsito. Todos precisamos entender que a velocidade insegura é uma das principais causas de mortes no trânsito e que o cumprimento dos limites de velocidade é uma responsabilidade compartilhada”, comenta.

Os perigos associados à velocidade excessiva

Conforme o Observatório de Segurança Viária (ONSV) quanto mais rápido um veículo está se deslocando, menor é o tempo de reação do motorista em situações de emergência. Isso aumenta o risco de colisões e sinistros, tornando as consequências potencialmente mais graves.

Em colisões de alta velocidade, as lesões sofridas pelos ocupantes dos veículos e pelos pedestres envolvidos tendem a ser mais graves. A força do impacto aumenta substancialmente com a velocidade, resultando em danos mais severos.

A velocidade excessiva diminui o tempo disponível para o motorista tomar decisões. Isso pode levar a erros críticos, como a incapacidade de evitar obstáculos ou reagir a sinais de trânsito. Ainda, os sistemas de segurança, como airbags e cintos de segurança, são menos eficazes em altas velocidades, pois a força do impacto é maior.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.