NOTÍCIAS

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Considerado a legislação de trânsito mais robusta do mundo, o CTB promoveu progressos e trouxe benefícios para a sociedade
Publicado em
News470_Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro-26 anos de avanços e transformações
CTB completa 26 anos em prol de um ambiente viário mais harmônico e seguro para todos Crédito: Governo do Estado do RS

No dia 22 de janeiro o Brasil comemora o aniversário de um marco crucial para a segurança viária e a ordem no trânsito: o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que completa 26 anos. Desde sua implementação, o CTB tem sido um instrumento vital para a organização e aprimoramento do tráfego nas vias do país, incentivando significativos avanços e trazendo benefícios palpáveis para a sociedade.

Uma das conquistas mais notáveis é a redução significativa nos índices de sinistros de trânsito. O CTB estabeleceu normas rigorosas para a condução responsável, tornando obrigatório o uso de cinto de segurança, capacetes e outros equipamentos de proteção. Além disso, intensificou as penalidades para infrações, desencorajando comportamentos imprudentes e negligentes.

O Código também introduziu novos padrões para a formação de condutores, aprimorando a qualidade dos cursos de habilitação e fomentando uma abordagem mais educativa. Ainda, inovou mais uma vez, estipulando parâmetros também para a condução de veículos elétricos.

A aplicação do CTB também desempenhou um papel vital na modernização da fiscalização e controle do trânsito. “A adoção de tecnologias como radares e câmeras de videomonitoramento permitiu uma maior eficiência na identificação e punição de infratores, buscando um trânsito mais ordenado e seguro”, comenta Luiz Gustavo Campos, especialista em trânsito e diretor da Perkons.

Mudando, junto e para a sociedade

O Código de Trânsito Brasileiro é um instrumento dinâmico que se ajusta às necessidades da sociedade ao longo do tempo. Revisões e atualizações regulares garantem que a legislação permaneça relevante diante das mudanças na infraestrutura urbana, no perfil dos usuários das vias e nas demandas sociais. Ao longo desses anos, seus 341 artigos passaram por 44 alterações, a última delas, Lei nº 14.599/2023, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de junho e modificou 55 artigos do CTB.

Em resumo, ao completar 26 anos, o Código de Trânsito Brasileiro é motivo de celebração, pois representa um esforço contínuo na busca por um trânsito mais seguro, democrático e humano. Julyver Modesto, especialista em trânsito e consultor da Perkons, lança, neste mês de janeiro, uma análise crítica e cronológica das alterações no CTB. O livro “Entre retalhos, remendos e jabutis: 26 anos de CTB”, traz uma versão bem diferente da legislação, com todas as redações que foram sendo incorporadas ao Código e com as respectivas datas de vigência, o que permite a verificação de qual a regra válida a cada período. “Trata-se de um trabalho minucioso que contribuirá para a compreensão histórica das normas viárias. Também inseri relação completa das Leis, com indicação dos artigos afetados, e das Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito em vigor, o que facilita muito para todos que precisam fazer consultas e conhecer mais a legislação atual”, completa.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.