NOTÍCIAS

Volta às aulas exige cuidados redobrados com o transporte escolar

Itens de segurança, documentação e comportamento do condutor devem ser analisados
Publicado em
News450-Volta às aulas exige cuidados redobrados com o transporte escolar
Além de toda a questão regulamentar, é importante observar como o condutor se comporta no trânsito Crédito foto: Detran/PR

Além da correria típica desta época do ano, com compra de uniformes e material os pais precisam redobrar a atenção com a contratação do transporte escolar. Uma série de dicas, que vai de conferir licença, presença de equipamentos obrigatórios e até a licença para trafegar, é importante para diminuir os riscos dos pequenos no trajeto até a escola.

Uma das orientações do Detran Paraná, estado onde mais de dois milhões de alunos retomarão as atividades escolares nas próximas semanas, é de que os responsáveis busquem referências dos serviços de transporte escolar que serão contratados. “É importante que os pais conversem com os prestadores de serviço sobre a manutenção dos equipamentos de segurança, a qualificação do motorista e o tratamento dado aos passageiros. Além de toda a questão regulamentar, é fundamental observar como o condutor se comporta no trânsito, conversar com outros familiares e até mesmo com representantes da escola para ter mais referências do tratamento dado às crianças”, reforça a entidade.

Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, completa dizendo que é preciso observar, também, as condições de higiene do carro e o número de cintos de segurança. “Todas as crianças transportadas devem estar com cintos de segurança e em um veículo em que se sintam e estejam resguardadas”, alerta.

A Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção Acreditados (APOIA-PR) recomenda que os responsáveis fiquem atentos aos veículos que fazem o transporte dos estudantes, uma vez que eles precisam atender a várias normas de segurança. A diretora da entidade, Lilian Hedler, explica que, independentemente do serviço de transporte escolar ser privado ou fornecido pelos órgãos públicos, todos devem seguir a mesma legislação. “Obrigatoriamente, os veículos devem passar por inspeção periódica a cada seis meses, conforme prevê o artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a verificação de itens como a condição dos pneus, eficiência do sistema de freios e suspensão em linha mecanizada, presença dos cintos de segurança, de extintor de incêndio, sistema elétrico, sistemas de iluminação e sinalização e bateria, entre outros pontos”, lembra.

Além disso, o CTB também prevê penalidade para aqueles que conduzirem veículos escolares sem portar a autorização (art. 230) e, ainda, transitar com lotação excedente (art. 231, VII).

Legislação

A norma que regulamenta a segurança dos veículos está especificada na NBR 14.040, normativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece todos os itens e acessórios veiculares que precisam estar adequados aos padrões de segurança para fazer esse tipo de transporte de passageiros. A normativa complementa o que já está especificado no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997, artigo 136).

Segundo a diretora da APOIA-PR, a inspeção veicular deve ser realizada pelos órgãos estaduais ou municipais de trânsito ou por empresas de inspeção veicular autorizadas pelo Inmetro e Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Ela comenta que, durante a inspeção, é alto o índice de reprovação em itens de segurança. Um alerta extra para que cautela e prudência sejam sempre prioridade na escolha desses profissionais.

Cuidados para quem também transita a pé

O Detran São Paulo orienta quem também transita a pé até as escolas, já que para. pedestres, as regras de segurança são igualmente válidas. A primeira orientação é: ao atravessar a via com crianças pequenas, sempre as segure pelo punho – assim não há perigo de que elas se soltem e saiam correndo. Além disso, atravessar sempre na faixa e somente quando o sinal de pedestres estiver verde. Nunca atravessar entre os carros parados, mesmo que o sinal esteja fechado. Prestar bastante atenção ao atravessar a via em faixas exclusivas para ônibus; e, ao atravessar em ciclofaixa, verificar se não há ciclistas por perto. Por fim, ao descer do ônibus, espere na calçada. Não é seguro atravessar nem por trás nem pela frente do veículo; deixe que ele siga, para que você tenha uma boa visão da rua. Outra dica: jamais desça fora do ponto.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.