NOTÍCIAS

Pesquisa mostra que 43% dos usuários têm medo de usar transporte público no pós-pandemia

Nas capitais, os brasileiros passam o equivalente a 21 dias por ano no trânsito
Publicado em
News448-Pesquisa mostra que 43 dos usuários têm medo de usar transporte público no pós-pandemia
Depois de dois anos em home office, o brasileiro retomou rapidamente a rotina anterior Crédito: Pixabay

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, do Serviço de Proteção ao Crédito e em parceria com o Sebrae revela que os brasileiros passam o equivalente a 21 dias por ano no trânsito das capitais. De acordo com os entrevistados, 28% levam de 30 minutos a 1 hora por dia conduzindo um veículo, e 32% levam de 1 a 2 horas para ir ao trabalho, escola, faculdade ou fazer compras.

Daniel Sakamoto, Gerente Executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, explica que em comparação com a última pesquisa, realizada em 2017, houve redução de 28 minutos do percurso diário de tráfego; segundo ele a diminuição está relacionada aos efeitos da pandemia. Além disso, em 2022, apenas 36% das pessoas trocariam o carro ou moto se tivessem disponível um bom serviço de transporte público.

Efeito pós-pandemia

Quatro em cada dez brasileiros que residem nas capitais relatam ter medo de usar o transporte público mesmo após o fim da pandemia da covid-19. De acordo com o levantamento, antes da pandemia os ônibus foram citados por 46% (esse percentual cai para 26% nas classes A e B) como principal meio de locomoção, seguidos dos carros e motos (33%). Em seguida, apareceram os deslocamentos a pé (8%); de táxi ou aplicativos de transporte (6%); e de metrô ou trem (5%).

Depois da pandemia, os carros e motos assumiram a dianteira, citados por 36%. Em seguida, aparecem os ônibus (35% no geral, 16% entre as classes A e B); os táxis e aplicativos de transporte (12%) e os deslocamentos a pé (8%). Constata-se, assim, um avanço do uso dos aplicativos de transporte e carros particulares em detrimento a outros modais.

A pesquisa mapeou a mudança de hábitos e os receios desencadeados pela crise sanitária. Um resultado importante é que 43% dos usuários afirmaram ter medo de usar o transporte público após a pandemia. Diante do medo, a maioria buscou alternativas. Entre esses entrevistados, a opção mais citada foi o deslocamento a pé (37%). O uso de carro particular aparece em seguida (33%). Além disso, foi mencionado o uso de transporte por aplicativos (32%), e a preferência por fazer compras cotidianas mais perto de casa, a pé ou de bicicleta (13%); e o uso de caronas (12%). O home office também foi apontado como uma alternativa para contornar o medo de andar de ônibus, citado por 8% dos participantes.

A maior preocupação mencionada pelos entrevistados com relação à mobilidade pós-pandemia foi a superlotação do transporte público, citada por 45%. O aumento do preço dos combustíveis também foi motivo de destaque, mencionado por 44%. Em seguida, apareceram o aumento das tarifas no transporte público (40%); os congestionamentos (32%); a diminuição das frotas de ônibus (25%); os acidentes de trânsito (16%), entre outros motivos. “Os brasileiros ainda gastam muito tempo no trânsito, como bem mostra a pesquisa, revelando que se mantém essencial repensar a mobilidade como um todo. Mesmo depois de dois anos em home office, o retomamos rapidamente a rotina anterior, reforçando ainda mais o uso dos transportes individuais, como carros e motos. É preciso investir em tecnologias que auxiliem na melhoria do gerenciamento e operação dos sistemas de transporte, na eficiência do uso das vias e na melhoria da segurança viária”, completa Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.