NOTÍCIAS

Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento que promete identificar condutores barulhentos no trânsito

Protótipo ainda não gera autuações, mas ajuda o Poder Público a identificar locais e áreas com maior índice de ruídos e veículos irregulares
Publicado em
News444-Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento qu... (1)
Equipamento inédito no Brasil está sendo desenvolvido e testado em Curitiba

Uma nova tecnologia da empresa Perkons está sendo testada em Curitiba (PR) e a expectativa é que em breve esteja aprovada para ser aplicada em todo o Brasil com a proposta de identificar condutores barulhentos em desacordo com a legislação.

A solução já é utilizada em países como a França, que fiscaliza e autua motoristas e motociclistas irregulares.  A proposta busca registrar os abusos, indo do som alto, até a alteração de escapamento. “Esse é o primeiro equipamento em teste no Brasil, aqui em Curitiba. Próximos passos envolvem a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para que haja regulamentação deste equipamento no país”, explica Rosângela Batistella, superintendente municipal de trânsito da capital paranaense.

Os testes começaram em julho e registram, de forma automática, veículos com ruídos excessivos. Está instalado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, uma importante e movimentada via da cidade. “Mesmo não havendo autuações, com base nas informações de perfil comportamental desses motoristas, registrado pelo equipamento, vamos conseguir identificar o horário de maior incidência e o tipo de veículo, para, assim, atuarmos com blitz educativas e de fiscalização”, reforça a superintendente.

Tecnologia para um trânsito mais amigável

Régis Nishimoto, diretor técnico da empresa Perkons, explica que o radar antirruído é um equipamento acoplado aos medidores eletrônicos de velocidade, e contam com um sistema de gravação de áudio e vídeo. “Após o registro esses dados são cruzados com o reconhecimento da placa e, assim, é possível identificar qual veículo está irregular, seja com o som alto, escapamento irregular ou buzina excessiva. “Curitiba sempre foi o berço das inovações para a segurança no trânsito. Há 30 anos a cidade recebeu a primeira lombada eletrônica do mundo, agora, novamente, a parceria Perkons e Prefeitura de Curitiba está na vanguarda, desenvolvendo mais uma solução para tornar a cidade cada vez mais inteligente”, reforça Nishimoto.

O equipamento foi desenvolvido em parceria com a Setran e a divulgação fez parte das ações do Setembro da Mobilidade e da Semana Nacional do Trânsito. “Como ainda é uma tecnologia nova no país, o equipamento não gera multas aos condutores, mas a expectativa é que seja aprovado e regulamentado para que possa ser aplicado nas mais diversas cidades. A tecnologia pode ser uma importante aliada para as áreas de fluxo intenso, próximo a hospitais, escolas e áreas residenciais, ajudando a coibir o barulho excessivo e irregular, tornando o trânsito mais amigável e democrático”, completa o diretor técnico.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.