NOTÍCIAS

Perkons apresenta primeiro carro 100% elétrico da frota para manutenção dos equipamentos de Curitiba

Brasil chegará a 100 mil veículos elétricos no segundo semestre de 2022
Publicado em
Perkons apresenta primeiro carro 100% elétrico da frota para manutenção dos equipamentos de Curitiba
Primeiro utilitário 100% elétrico, da empresa paranaense Perkons, a serviço da segurança no trânsito. Crédito foto: Perkons.

Durante as comemorações da Semana Nacional de Trânsito e do Setembro Mobilidade, a Prefeitura de Curitiba, no Paraná, inaugurou os ônibus elétricos, veículos com emissão zero de CO2 e ruído. Uma novidade que promete agradar os curitibanos e o meio ambiente. Os testes integram o esforço de Curitiba rumo à eletromobilidade, com destaque para o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development BanK (NDB).

Agora os condutores e pedestres da capital paranaense verão pelas ruas da cidade uma outra novidade: um utilitário, 100% elétrico, da empresa paranaense Perkons, especialista em mobilidade e gestão de trânsito, que estará pelas vias da cidade fazendo a manutenção de equipamentos de fiscalização eletrônica, a serviço da Prefeitura de Curitiba. “Somos movidos à inovação, nosso DNA é voltado para a segurança no trânsito e o salvar vidas. Pensar em soluções zero carbono, com mínimo ruído, é importante para uma cidade que busca, a cada dia, ser mais inteligente e sustentável, por isso, buscamos acompanhar essa proposta apresentando o primeiro utilitário de manutenção dos nossos equipamentos, 100% elétrico”, explica Regis Nishimoto, diretor técnico da Perkons.

Retirada da primeira lombada eletrônica do mundo aconteceu com carro 100% elétrico. Crédito foto: Perkons.

Passado e futuro

A primeira lombada eletrônica do mundo foi desenvolvida pela Perkons e instalada em Curitiba no dia 20 de agosto de 1.992. 30 anos e milhares de vidas salvas depois, passado e futuro vão se encontrar nesse mesmo endereço.

Dia 3 desse mês essa lombada foi retirada para ser substituída por uma nova tecnologia, e o carro elétrico esteve nessa operação. “Nosso olhar no futuro é sedimentado na expertise que torna as cidades mais sustentáveis e inteligentes há mais de três décadas”, enfatiza Nishimoto.  “Nossa história se cruza com a história de inovação, tecnologia e desenvolvimento de Curitiba e de muitas outras cidades do Brasil, e isso nos enche de orgulho e de certeza que estamos no caminho certo”, reflete.

Segundo projeção da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil chegará a 100 mil veículos elétricos no segundo semestre de 2022. Além disso, há 79,8 mil deles em circulação no país, entre automóveis, utilitários e veículos comerciais leves, e, agora, a Perkons apresenta o primeiro elétrico para manutenção pública, a serviço de Curitiba.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.