NOTÍCIAS

Pedestre seguro: atitudes que salvam vidas no trânsito

Dados da OMS revelam que os pedestres representam 23% das mortes por sinistros de trânsito em todo o mundo
Publicado em
News505_Pedestre seguro-atitudes que salvam vidas no trânsito (1)
No trânsito, o maior cuida do menor Crédito foto: Pixabay

O aumento de sinistros envolvendo pedestres no Brasil acende um alerta para a necessidade de comportamentos mais seguros no trânsito. No primeiro semestre de 2024, o estado de São Paulo registrou 700 óbitos por atropelamento, um aumento significativo em relação aos 585 registrados no mesmo período do ano anterior.

Embora o foco das campanhas de segurança no trânsito, muitas vezes, recaia sobre motoristas e motociclistas, os pedestres continuam sendo um dos usuários mais vulneráveis nas vias urbanas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que os pedestres representam 23% das mortes por sinistros de trânsito em todo o mundo.

Para Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, a segurança dos pedestres depende tanto de comportamentos responsáveis quanto de infraestrutura adequada. Ele enfatiza que “a travessia na faixa de pedestres, o respeito aos sinais de trânsito e a atenção plena ao ambiente são fundamentais para a proteção dos pedestres”.​

Hierarquia de proteção

O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 29, estabelece a necessidade de um cuidado ainda maior com os mais vulneráveis no trânsito. É o princípio “o maior cuida do menor”. Ou seja, condutores de veículos maiores (caminhões, ônibus etc.) têm o dever de ser mais defensivos e cautelosos, priorizando a proteção dos veículos menores e dos pedestres. 

Entre os pedestres, as crianças devem ser ainda mais prioritárias. Por conta de seu tamanho, tempo de reação reduzido e menor controle de impulsos, elas têm maior risco de se envolver em colisões no trânsito.

Segundo o WRI Brasil, áreas próximas a escolas, playgrounds, centros comunitários e parques devem receber atenção especial, com a implementação de zonas seguras — espaços com pavimentos antiderrapantes, calçadas largas e acessíveis, sinalização clara, faixas de pedestres bem visíveis e áreas exclusivas para embarque e desembarque. Além disso, estruturas de moderação de tráfego, como lombadas, controladores eletrônicos de velocidade e estreitamentos de pista, são essenciais para aumentar a proteção de quem caminha.

Pedestre também tem responsabilidades

Vias mais seguras para os pedestres passa também por atitudes simples dos próprios. Utilizar sempre a faixa de pedestres, manter a atenção no entorno e evitar o uso de celulares e fones de ouvido, estabelecer contato visual com condutores, não desembarcar fora dos pontos determinados para isso e/ou sempre pela calçada, são alguns dos principais cuidados.

COMPARTILHAR

Veja

também

Pedestre seguro: atitudes que salvam vidas no trânsito

Educação para o trânsito ganha espaço nas salas de aula

Sextas e sábados são os dias como mais sinistros de trânsito no Brasil

Relatório de Transparência Salarial

Comportamento agressivo impacta na segurança viária

Multas de trânsito proporcionais à renda: um caminho justo para ruas mais seguras

Há 33 anos, a lombada eletrônica transforma o trânsito e protege vidas

Projeto do governo visa reduzir custo da CNH e ampliar acesso à habilitação no Brasil

Perkons completa 34 anos reforçando o compromisso com vidas, cidades e futuro

Multas de trânsito vão custear CNH para pessoas de baixa renda

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.