NOTÍCIAS

Maio Amarelo reforça preocupação com conscientização e segurança dos motociclistas

Cerca de 1,5 milhões de brasileiros utilizam a moto como principal instrumento de trabalho
Publicado em
Imagem1
Para quem trabalha sobre duas rodas atenção e responsabilidade se tornam ainda mais vitais Crédito: Semob – Belém.

Dos 4,4 milhões de trabalhadores do setor de transporte no Brasil, 1,4 milhão são entregadores e motoristas de aplicativos, de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e divulgado pelo Mova-se – Fórum de Mobilidade. A presença desses profissionais no dia a dia da economia do país reforça a importância da promoção de um ambiente viário mais seguro para todos, como estimula o Movimento Maio Amarelo durante todo esse mês.

 De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre os anos de 2011 e 2021, o número de internações relacionadas a sinistros envolvendo motociclistas passou de 3,9 para 6,1% por 10 mil habitantes. Os custos das internações chegaram a R$167 milhões, no período. Apenas em 2020, 90 mil internações de motociclistas devido a lesões de trânsito foram registradas. Outro dado, do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), mostra que o índice de mortes por acidentes de trabalho sofreu um aumento de 7% em 2022. No total, foram relacionadas 2.538 mortes e 613 mil acidentes no período analisado. Desses, 24.642 correspondem a acidentes com motos. Hoje, no Brasil, cerca de 1,5 milhões de brasileiros utilizam o veículo como o principal instrumento de trabalho. Alguns dos principais riscos a que esses trabalhadores estão expostos englobam colisões com outros veículos, quedas, atropelamentos, além de exposição a fatores como poluição sonora, do ar e vibrações, que podem ser prejudiciais à saúde em longo prazo.

Um trânsito mais seguro para pilotos em nosso país – trabalhadores e condutores a passeio – é uma meta que precisa ser alcançada. Segundo Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, para minimizar os danos decorrentes de um sinistro de moto, o uso dos itens de segurança é essencial, em especial o capacete. “Motociclistas estão mais expostos, são mais frágeis. Atenção e responsabilidade ao conduzir se tornam ainda mais vitais. É essencial todos terem compreensão de seu papel no trânsito, para preservar sua própria integridade e a dos demais”, enfatiza.

Para conscientizar sobre a importância da segurança no trabalho para quem atua no trânsito, como motoristas e condutores profissionais, a Fundacentro lançou, neste Maio Amarelo, o aplicativo SST Fácil, que traz conteúdos para profissionais como motoboys, caminhoneiros e quem transporta trabalhadores rurais. É possível baixar o aplicativo gratuitamente pelo Google Play e pela Apple Store.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.