NOTÍCIAS

Lombada eletrônica completa 30 anos e já ajudou a salvar mais de 80 mil vidas

Publicado em
WhatsApp Image 2022-08-19 at 16.16.05
Para comemorar os 30 anos da criação da Lombada Eletrônica, a Perkons inaugurou o Painel da Vida.

Depois de ajudar a criar a 1º Lombada Eletrônica do mundo, que foi instalada em Curitiba, no Paraná, no dia 20 de agosto de 1992, Donald Schause, um dos fundadores da Perkons, celebrou na sede da empresa os 30 anos da invenção que mudou a história da segurança no trânsito no Brasil. Na ocasião ainda inaugurou o Painel da Vida, que registra simbolicamente os números da empresa em sua missão de salvar vidas.

Há três décadas a proposta da lombada eletrônica era resolver um problema do dia a dia: as tradicionais lombadas físicas causavam diversos incidentes pela maneira abrupta como intervinham na redução da velocidade dos veículos. Com o passar dos anos, a lombada eletrônica foi a inspiração para o desenvolvimento constante de novas tecnologias, visando sempre um trânsito mais humano e seguro. “Nosso propósito impacta diariamente não só as vidas dos 284 colaboradores da empresa que atuam em 13 regionais espalhadas pelo Brasil, mas a de milhares e milhares de pessoas, trabalhadores, famílias, crianças e adultos de todo o país. Estimamos que a nossa atividade ao longo desses anos salvou cerca de 80 mil vidas, e essa é a maior razão pela qual levantamos todos os dias da nossa cama e sentamos em frente aos nossos computadores”, ressalta Régis Nishimoto, diretor da Perkons.

 Depois da lombada eletrônica, que revolucionou a segurança das vias e rodovias do país, os aparelhos de fiscalização eletrônica de trânsito estão cada vez mais modernos. É o que explica Nishimoto. “Com a evolução da tecnologia passamos da simples substituição das lombadas tradicionais para atuarmos efetivamente na gestão do trânsito. Hoje os equipamentos da Perkons registram diversas situações além do excesso de velocidade, tais como avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre, conversão ou retorno em locais proibidos, transitar no acostamento, contramão e em horários e locais não permitidos, ultrapassagem em local proibido, excesso de peso, entre outras. Trabalhamos incansavelmente para ajudar a tornar o trânsito um lugar seguro e democrático”, enfatiza. Vivendo e vivenciando a inovação todos os dias, a Perkons atua em 25 estados e no Distrito Federal, estando presente em mais de 490 municípios. Assim, a cada 1 hora e 20 minutos, em média, uma vida é salva por um dos equipamentos da empresa.

Efetividade para o trânsito e a sociedade

Dados do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – mostram que a implantação da fiscalização eletrônica em pontos críticos das rodovias federais e em trechos de vias urbanas contribuiu para a redução de aproximadamente 70% dos acidentes de trânsito. Por isso o Brasil foi citado como referência mundial em fiscalização eletrônica no livro “Reduzindo Acidentes“, editado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, no ano 2001.

Todos esses números e dados fizeram a lombada eletrônica ser incluída no livro 101 Inovações Brasileiras. “A lombada chega à idade da maturidade, em ótima forma, e pronta para seguir realizando muito”, finaliza Nishimoto.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.