NOTÍCIAS

Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito

Brasil ainda está entre os cinco países com maior número de vítimas de trânsito
Publicado em
Juntos salvamos vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito visa conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e a segurança nas vias.

De 18 a 25 de setembro será realizada a Semana Nacional de Trânsito, uma comemoração anual realizada desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997. A Semana, que esse ano tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”, é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e a segurança no trânsito.

Segundo o Observatório de Segurança Viária (ONSV), o principal objetivo dessas ações conscientizadoras é mostrar aos cidadãos que a imprudência é o fator responsável por aproximadamente 90% dos óbitos no trânsito. Isso ajuda a colocar o tráfego brasileiro entre os cinco que mais matam no mundo, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme o Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com dados pré-pandemia, o Brasil registra 22 mortes por 100 mil habitantes e mais de um terço delas é de motociclistas.

Na opinião de Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, o excesso de velocidade e ultrapassagem irregular são duas das condutas mais lesivas quando resultam em sinistros. “A velocidade incompatível com a via é, sem dúvida, uma grande agravante das ocorrências. Além de potencializar os riscos da perda de controle do veículo, ela reduz o tempo do motorista para a reação, e aumenta a distância até a frenagem”, alerta. “As ultrapassagens proibidas ou impudentes são responsáveis pela maioria das colisões frontais; as mais fatais. Todos têm papel fundamental quando falamos em segurança no trânsito. Se cada um fizer a sua parte teremos ruas e vias mais seguras e uma sociedade livre desses números assustadores de mortes e sequelados”, finaliza Campos.

Incentivo à mobilidade e sustentabilidade

Em Curitiba as ações comemorativas envolverão não só a conscientização para um trânsito mais seguro, como, também, a mobilidade, a sustentabilidade e o estímulo à intermodalidade, com foco no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte. Assim, a STN ganhou maior proporção com diversas atividades do “Setembro da Mobilidade”, iniciando, também, as demonstrações dos ônibus elétricos na capital e o lançamento do monitor de ruído urbano.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.