NOTÍCIAS

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito alerta

O Brasil ainda perde 34 mil vidas por ano nas ruas e rodovias
Publicado em
News506_Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito
Em quase 90% dos casos, o fator humano está presente nos sinistros de trânsito Crédito: Freepik

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito (DMMVT), celebrado todos os anos no terceiro domingo de novembro, convida o mundo inteiro a uma pausa de reflexão. A data, instituída pela ONU em 2005, e reconhecida oficialmente no Brasil, é um chamado à lembrança das vidas perdidas e das famílias afetadas por sinistros de trânsito, um problema que continua sendo uma das principais causas de morte evitável no país.

“O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito é mais do que uma data simbólica, é um lembrete de que cada número representa uma história interrompida. São famílias devastadas, sonhos interrompidos, vidas que deveriam ter seguido se houvesse mais responsabilidade, empatia e respeito”, afirma Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons. 

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Brasil registra em média 34 mil mortes e mais de 240 mil feridos graves todos os anos. Esses números, além de impactarem famílias e comunidades, geram perdas econômicas estimadas em R$50 bilhões anuais entre despesas médicas, previdenciárias e produtivas.

O último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que os sinistros de trânsito continuam sendo a principal causa de morte de crianças e jovens entre 5 e 29 anos no mundo, com cerca de 1,19 milhão de óbitos por ano. No Brasil, motociclistas e pedestres representam mais da metade das vítimas fatais, e em quase 90% dos casos, o fator humano (como velocidade excessiva, distração, uso de celular ou álcool) está presente.

“Nenhuma morte no trânsito é aceitável. A tecnologia já nos permite agir antes da tragédia e até mesmo mitigar danos em caso de sinistro – com controle da velocidade, por exemplo. Precisamos transformar datas como o DMMVT em um compromisso real com a vida, e isso é urgente”, reforça Campos.

COMPARTILHAR

Veja

também

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito alerta

Pedestre seguro: atitudes que salvam vidas no trânsito

Educação para o trânsito ganha espaço nas salas de aula

Sextas e sábados são os dias como mais sinistros de trânsito no Brasil

Relatório de Transparência Salarial

Comportamento agressivo impacta na segurança viária

Multas de trânsito proporcionais à renda: um caminho justo para ruas mais seguras

Há 33 anos, a lombada eletrônica transforma o trânsito e protege vidas

Projeto do governo visa reduzir custo da CNH e ampliar acesso à habilitação no Brasil

Perkons completa 34 anos reforçando o compromisso com vidas, cidades e futuro

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.