NOTÍCIAS

Cidades apostam na Muralha Digital para gestão de trânsito e repressão a crimes

Paraná e Espírito Santo se destacam com a implantação, implementação e resultados conquistados com o cerco inteligente
Publicado em
Cidades apostam na Muralha Digital para gestão de trânsito e repressão a crimes
Em junho de 2021, Londrina inaugurou a Central de Fiscalização e Monitoramento Eletrônico (CFME), onde ficam alocados também o Centro de Validação de Autos (CVA), o Centro de Talonário Eletrônico (CTE), além do Centro de Controle Operacional (CCO). Crédito foto: Prefeitura de Londrina

Diversas cidades no Brasil estão apostando na implantação da Muralha Digital visando uma atuação integrada da gestão do trânsito, da segurança pública e da fiscalização tributária. Algumas, como Vitória (ES), Curitiba e Londrina (PR), já divulgam resultados expressivos com redução de ocorrências de infrações e crimes.

 No Espírito Santo (ES), um expressivo projeto chamado Certo Inteligente que abrange capital e diversas outras cidades do Estado, começou a ser implementado neste ano, e criará grandes  bolsões amplamente monitorados, de modo que um veículo não conseguirá ir de um ponto para outro sem ser acompanhado. Além disso, o projeto ainda foca na segurança e qualidade de vida no trânsito, atuando com caráter preventivo nos locais identificados como de risco potencial, buscando evitar e reduzir a ocorrência de acidentes nas vias do Estado.

“Projetos integrados como esses, que estão se destacando em todo o Brasil, aliados ao uso da Inteligência Artificial, são hoje fundamentais não só para apoiar a gestão de trânsito, mas, também, a segurança das cidades. Isso auxilia gestores públicos, mas, mais que isso, oferece a nós, cidadãos, maior sensação de segurança e certeza de maior efetividade nas ações das autoridades. Esses sistemas são compostos por câmeras, sensores e softwares, inclusive de infraestrutura de comunicação de dados e servidores, que reúnem uma imensa tecnologia para tornar mais seguras nossas cidades”, explica Régis Nishimoto, diretor da Perkons.

Paraná já apresenta bons resultados com a implantação

Duas das principais cidades paranaenses, Curitiba e Londrina, se destacam com a implantação, implementação e resultados conquistados com a Muralha Digital. Em junho de 2021, Londrina inaugurou a Central de Fiscalização e Monitoramento Eletrônico (CFME), que conta com toda infraestrutura necessária para o monitoramento, recepção de imagens/vídeos, processamento de dados para análise, lavratura de autos de infração de trânsito e emissão de alertas.

“Neste espaço ficam alocados o Centro de Validação de Autos (CVA), o Centro de Talonário Eletrônico (CTE), além do Centro de Controle Operacional (CCO), o que abrange as solicitações dos agentes da autoridade de trânsito, com monitoramento de pontos estratégicos para fiscalização. Ainda, auxilia a mobilidade urbana com o videomonitoramento em tempo real e reduz o tempo de ação em eventos específicos. A Central visa garantir efetividade no trânsito no município, acompanhando em tempo real as ações de segurança nas vias, agindo de forma tempestiva, segura e orientada”, destaca Nishimoto.

Na capital do Estado do Paraná, dados divulgados em agosto de 2022 chamam a atenção. Em um ano e meio de funcionamento do sistema, foi registrada redução de até 40% nas ocorrências de crimes em alguns pontos monitorados pelas câmeras da Muralha Digital, instaladas no Centro, nos bairros, terminais de ônibus, escolas, praças, parques, Ruas da Cidadania e também nos radares de trânsito da cidade. As imagens coletadas pelo sistema de videomonitoramento de Curitiba são acompanhadas pelos guardas municipais do Centro de Operações e Controle 24 horas por dia. Sendo uma das principais funções dessa inteligência integrada o auxílio na repressão de crimes, algumas dessas câmeras possuem recursos de reconhecimento facial que, junto do sistema de contagem de pessoas e de uma biblioteca de faces criptografadas, facilita a busca por suspeitos procurados e foragidos da justiça.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

We were founded out of the ideal for a safe road and three decades ago, our values and pioneering spirit allowed us to operate in the ITS market, meeting demands related to road safety, electronic road inspection, urban mobility, and road management.