por Luiz Antonio Campos Lima*
Muitos devem estar se perguntando, de onde vem isso? Explico. Num acidente de trânsito, ocorrem duas colisões sucessivas: a primeira, do veículo com o obstáculo (outro veículo, um poste, um muro, um animal). A segunda, dos seus ocupantes com alguma parte do interior do automóvel (volante, para-brisa, painel etc). A função básica do cinto de segurança é evitar a segunda colisão, mantendo o motorista e os passageiros seguros no banco.
Podemos resumir a ação do cinto das seguintes formas:
– Ele “para” as pessoas logo que o veículo começa a parar também;
– Distribui o impacto pelos pontos mais fortes do corpo humano;
– Absorve ele próprio parte do impacto;
– Evita que as pessoas sejam lançadas para fora do veículo;
– Impede que os ocupantes do veículo choquem-se entre si;
– Protege contra impactos com o interior do veículo, principalmente, a cabeça e o rosto, que são as partes mais atingidas nas colisões;
– Diminui a possibilidade de perda da consciência num acidente.
Tipos mais comuns de cintos:
1- Cinto de dois pontos: toda a energia cinética do individuo é aplicada na cintura, o que torna o risco de fraturas graves maior.
2- Cinto de três pontos: o indivíduo, no caso de uma colisão, será apoiado na cintura e no tórax, fazendo com que a energia seja melhor distribuída, desse modo ele é mais seguro.
Observação:
É comum observarmos mulheres utilizando o cinto de segurança de uma forma totalmente errônea, ou seja, por baixo das axilas. Então vale lembrar aqui, como forma de orientação, que tal ação pode, em caso de uma colisão, choque ou até uma freada mais brusca causar, ou melhor, decepar lhe a mama.O falso pensamento em achar que conosco não acontece nada pode nos levar a deixar de usar o cinto de segurança, por isso a preocupação de voltar com este assunto como forma de orientação para preservar vidas. Neste caso, a sua vida, meu caro leitor.
*Luiz Antonio Campos Lima
Sargento da PMESP e Coordenador do PROEDUTRAN/Laranjal Paulista/SP.
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.