NOTÍCIAS

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Considerado a legislação de trânsito mais robusta do mundo, o CTB promoveu progressos e trouxe benefícios para a sociedade
Publicado em
News470_Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro-26 anos de avanços e transformações
CTB completa 26 anos em prol de um ambiente viário mais harmônico e seguro para todos Crédito: Governo do Estado do RS

No dia 22 de janeiro o Brasil comemora o aniversário de um marco crucial para a segurança viária e a ordem no trânsito: o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que completa 26 anos. Desde sua implementação, o CTB tem sido um instrumento vital para a organização e aprimoramento do tráfego nas vias do país, incentivando significativos avanços e trazendo benefícios palpáveis para a sociedade.

Uma das conquistas mais notáveis é a redução significativa nos índices de sinistros de trânsito. O CTB estabeleceu normas rigorosas para a condução responsável, tornando obrigatório o uso de cinto de segurança, capacetes e outros equipamentos de proteção. Além disso, intensificou as penalidades para infrações, desencorajando comportamentos imprudentes e negligentes.

O Código também introduziu novos padrões para a formação de condutores, aprimorando a qualidade dos cursos de habilitação e fomentando uma abordagem mais educativa. Ainda, inovou mais uma vez, estipulando parâmetros também para a condução de veículos elétricos.

A aplicação do CTB também desempenhou um papel vital na modernização da fiscalização e controle do trânsito. “A adoção de tecnologias como radares e câmeras de videomonitoramento permitiu uma maior eficiência na identificação e punição de infratores, buscando um trânsito mais ordenado e seguro”, comenta Luiz Gustavo Campos, especialista em trânsito e diretor da Perkons.

Mudando, junto e para a sociedade

O Código de Trânsito Brasileiro é um instrumento dinâmico que se ajusta às necessidades da sociedade ao longo do tempo. Revisões e atualizações regulares garantem que a legislação permaneça relevante diante das mudanças na infraestrutura urbana, no perfil dos usuários das vias e nas demandas sociais. Ao longo desses anos, seus 341 artigos passaram por 44 alterações, a última delas, Lei nº 14.599/2023, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de junho e modificou 55 artigos do CTB.

Em resumo, ao completar 26 anos, o Código de Trânsito Brasileiro é motivo de celebração, pois representa um esforço contínuo na busca por um trânsito mais seguro, democrático e humano. Julyver Modesto, especialista em trânsito e consultor da Perkons, lança, neste mês de janeiro, uma análise crítica e cronológica das alterações no CTB. O livro “Entre retalhos, remendos e jabutis: 26 anos de CTB”, traz uma versão bem diferente da legislação, com todas as redações que foram sendo incorporadas ao Código e com as respectivas datas de vigência, o que permite a verificação de qual a regra válida a cada período. “Trata-se de um trabalho minucioso que contribuirá para a compreensão histórica das normas viárias. Também inseri relação completa das Leis, com indicação dos artigos afetados, e das Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito em vigor, o que facilita muito para todos que precisam fazer consultas e conhecer mais a legislação atual”, completa.

COMPARTILHAR

Veja

também

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.