Em dezembro de 2023 foi regulamentada a Lei da Igualdade Salarial, apesar de já haver uma legislação prevendo critérios para a equiparação salarial no Brasil desde 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Um dos principais objetivos da nova Lei foi estabelecer um processo para que as empresas olhem a remuneração dos gêneros entre seus colaboradores. Ainda, as organizações devem passar a divulgar o “Relatório de Transparência” – um conjunto de informações de remuneração preparado e disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com base nos dados do sistema e-Social.
Aqui na Perkons igualdade de gênero e diversidade sempre foram pautas importantes, pois entendemos que times diversos são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho inovador e perene, o que permeia a igualdade salarial.
Entretanto, os dados estatísticos apresentados pelo M.T.E sobre diferenças salariais em 2022 não refletem, de forma alguma, prática discriminatória entre homens e mulheres que exerciam naquela época as mesmas funções em nossa empresa. Os dados refletem apenas diferenças por grupos de ocupações/cargos e não nas mesmas funções, e sem levar em consideração o tempo de serviço de cada empregado, tampouco circunstâncias distintas de trabalho, como por exemplo, colaboradores que realizaram horas extras ou trabalharam em horário noturno sendo comparados, num mesmo grupo, com colaboradores que não trabalharam nesses regimes.
Para homens e mulheres que exercem funções idênticas e mesmo tempo de serviço, a Perkons adota a mesma faixa salarial. Reiteramos que sempre promovemos a equidade entre homens e mulheres, e que seguiremos dessa forma, incrementando melhorias que sejam necessárias.
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.