NOTÍCIAS

Gentileza no trânsito também salva vidas

Campanhas nacionais reforçam a importância de atitudes respeitosas para a redução de sinistros nas vias
Publicado em
Gentileza no trânsito também salva vidas
Reforçar a cultura da gentileza é uma das frentes mais importantes para promover segurança viária Crédito foto: Pixabay

Gestos como dar passagem, respeitar a faixa de pedestres ou evitar bloqueios em cruzamentos são mais do que atos de cortesia: podem salvar vidas. Em um país onde a violência no trânsito ainda representa uma das principais causas de morte, reforçar a cultura da gentileza é uma das frentes mais importantes para promover segurança viária.

A campanha Maio Amarelo 2025, com o lema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, mobiliza diferentes setores da sociedade para estimular comportamentos conscientes e empáticos nas vias. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por exemplo, organizou eventos em todo o país para estimular condutores, ciclistas e pedestres a refletirem sobre seu papel na construção de um trânsito mais seguro.

O Estado do Paraná, lançou neste mês uma consulta pública do Plano Estadual de Segurança no Trânsito para o Estado do Paraná (Petrans) – que ficará aberta até  junho – para receber as contribuições da sociedade; o acesso é pelo site do Detran-PR. O Plano vai organizar o planejamento, a orientação e a mobilização necessários para a implementação de ações estratégicas de redução dos sinistros de trânsito no Estado.

Já o Detran Tocantins focou na redução da velocidade. Um levantamento recente feito pelo órgão mostrou que, nos últimos três anos, transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% foi a infração de trânsito mais comum entre os condutores tocantinenses, com 120.792 registros, o que evidencia a importância da mensagem da campanha deste ano sobre os riscos e as consequências do excesso de velocidade nas vias.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de países com mais mortes no trânsito, atrás apenas da Índia e da China em termos de número total. Entre os fatores associados, está o comportamento de risco, com exemplos como desrespeito às regras, impaciência e individualismo.

“Gentileza no trânsito é mais do que um gesto, é uma escolha. E essa escolha impacta diretamente na segurança viária. A Perkons apoia campanhas como o Maio Amarelo porque acredita no poder da conscientização para transformar o trânsito em um lugar mais humano e seguro”, afirma Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

COMPARTILHAR

Veja

também

Contar corpos não salva vidas

Gentileza no trânsito também salva vidas

Desafios da mobilidade urbana exigem diálogo entre municípios de todos os portes

Maio Amarelo 2025 destaca a responsabilidade humana na mobilidade

Cuidados essenciais ao dirigir no outono sob condições de neblina

Relatório de Transparência Salarial

Relatório de Transparência Salarial

Perkons apresentou inovações para um trânsito mais seguro na Smart City Expo Curitiba 2025

Presença feminina nas vias promove segurança no trânsito

Aplicativos inteligentes ajudam empresas a monitorar motoristas e promover segurança no trânsito

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.