NOTÍCIAS

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

A perigosa mistura beber e dirigir segue sendo uma das infrações mais cometidas no Brasil
Publicado em
1783_14008operacao-lei-seca-2-1-jpg-711x474
"Lei Seca" completou 15 anos em 2023, proibindo o consumo de álcool por motoristas e estabelecendo penalidades rigorosas Crédito Foto: Governo RJ

Dirigir sob a influência do álcool é uma decisão ilegal, arriscada e que coloca em perigo a vida do condutor, passageiros e de outros usuários das vias. O consumo de álcool compromete as habilidades cognitivas e motoras, tornando-se uma ameaça séria para a segurança rodoviária.

No que tange à legislação sobre o tema, o Brasil tem uma das leis mais robustas do mundo. Mesmo assim, depois de 15 anos da Lei Seca, conduzir sob efeito de álcool ainda é uma das cinco infrações mais cometidas no país. Segundo o relatório Panorama dos últimos 15 anos da Lei Seca no Brasil, entre 20 de junho de 2008, data de publicação da Lei, e 19 de junho de 2023, dia em que ela comemorou 15 anos, foram 1.015.570 infrações de trânsito correspondente ao previsto no art. 165 do CTB, dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa.

Conscientização, aplicação rigorosa das leis e implementação de programas de prevenção são cruciais para reduzir os sinistros relacionados ao álcool no trânsito e garantir estradas mais seguras para todos. “A responsabilidade individual é fundamental, e cada condutor deve compreender o impacto potencial de suas escolhas na segurança de toda a comunidade”, explica Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

Legislação e penalidades

 “Lei Seca” refere-se à legislação que proíbe o consumo de álcool por motoristas e estabelece penalidades rigorosas para aqueles que forem flagrados dirigindo sob a influência de bebidas alcoólicas.

A legislação brasileira estabelece um limite de álcool no sangue para os condutores, que é de concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue, ou, igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Se o teste de bafômetro ou exame de sangue indicar um índice superior a esse limite, o condutor está sujeito às penalidades da lei, conforme o art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do CTB.

Dentre as penalidades para quem é flagrado dirigindo sob a influência de álcool estão multa, suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo e, até mesmo, prisão, dependendo da reincidência e das circunstâncias do flagrante. Caso o condutor esteja sob efeito de álcool e cause sinistro com vítima, as penalidades são agravadas, podendo resultar em prisão, além das outras penalidades já mencionadas.

A Lei Seca é reconhecidamente uma medida importante para promover mais segurança viária.  Sua aplicação efetiva depende da fiscalização constante e do apoio da população na compreensão dos riscos associados à combinação de álcool e direção.

Um dos exemplos da importância da Lei Seca no Brasil é o Distrito Federal. Segundo a Gerência de Estatísticas do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), no período de 20 de junho de 2007 a 19 de junho de 2008, ano anterior à vigência da Lei Seca, a região registrou 500 mortes no trânsito. Nos anos subsequentes, houve redução no número de óbitos. No primeiro ano de vigência da Lei Seca, a queda foi de 15,5%, sendo registrados 422 mortes no trânsito. Considerando o 15° ano, período de 20 de junho de 2022 a 30 maio de 2023, correram 245 mortes, redução de 51% em relação ao ano anterior à implementação da Lei Seca.

COMPARTILHAR

Veja

também

Uma das principais preocupações municipais é a gestão do trânsito

Como as cidades inteligentes apostam na tecnologia para uma gestão urbana mais eficiente

Lombada eletrônica completa 32 anos ajudando a salvar vidas 

Perkons celebra 33 anos de inovação e segurança no trânsito

Perkons Connect entra para o calendário nacional e passará por todas as regiões do país

Inovação e Gestão Urbana: temas centrais do Perkons Connect

Segurança no trânsito em foco no Perkons Connect

Primeira edição do Perkons Connect será em São José do Rio Preto

Relatório de Transparência Salarial

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.