NOTÍCIAS

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Duas das principais tendências são os sistemas de assistência ao motorista e a comunicação veículo-veículo (V2V)
Publicado em
News466-Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros
Alguns modelos de veículos possuem uma versão mais avançada do sistema AEB, que pode detectar ciclistas e animais na estrada Crédito: Volvo

Asinovações em segurança no trânsito têm o potencial de salvar vidas e reduzir o número de sinistros nas estradas. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é importante que condutores estejam cientes dessas ferramentas e as utilizem para melhorar a segurança pessoal e coletiva no trânsito.

Duas das principais tendências são os sistemas de assistência ao motorista e a comunicação veículo-veículo (V2V). Conheça alguns exemplos nesse sentido.

Sistemas de Assistência ao Motorista (ADAS – Advanced Driver Assistance Systems)

A assistência à frenagem de emergência, os famosos sistemas AEB, detectam obstáculos à frente e podem aplicar os freios automaticamente se o motorista não reagir em tempo. “A frenagem automática de emergência é uma tecnologia que detecta objetos ou pedestres à frente do veículo e aciona os freios automaticamente para evitar uma colisão. Esse sistema utiliza sensores de radar ou câmeras para identificar obstáculos e pode ajudar a prevenir sinistros em situações de trânsito intenso ou distração do motorista. Alguns modelos de veículos também possuem uma versão mais avançada desse sistema, que pode detectar ciclistas e até mesmo animais na estrada”, explica Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

Já o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura do carro da frente, ajudando a evitar colisões traseiras. Importante também para os carros adaptados para PcDs.

Outra inovação é a assistência à manutenção de faixa (LKA). Esses sistemas monitoram a posição do veículo na pista e emitem alertas ou corrigem a direção se o veículo estiver saindo da faixa sem sinalização. Novidade também na detecção de ponto cego (BSD), que são sensores que detectam veículos nos pontos cegos e alertam o motorista, para evitar mudanças de faixa perigosas.

Por fim, o reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), que identificam e exibem informações sobre sinais de trânsito, como limites de velocidade, no painel de instrumentos.

Comunicação Veículo-Veículo (V2V)

A comunicação V2V permite que os veículos compartilhem informações uns com os outros, incluindo localização, velocidade, direção e status de frenagem. Isso pode ajudar a evitar colisões e melhorar a eficiência do tráfego.

Um dos exemplos, é o aviso de colisão imi​nente (ICA), que pode emitir alertas para motoristas quando há uma situação de colisão prestes a acontecer com outro veículo, mesmo que esteja fora do campo de visão direta.

Também o IVC – Intersection Vehicle Collision Prevention, que avisa sobre veículos se aproximando de cruzamentos. A V2V ainda promove a melhoria da eficiência do tráfego, já que pode ser usada para otimizar o fluxo, sincronizando semáforos e coordenando a fluidez do trânsito.

Além desses exemplos, alguns veículos já estão equipados com sistemas V2V que monitoram o comportamento do condutor para detectar sinais de distração ou fadiga. Isso pode alertar o motorista ou até mesmo intervir para evitar sinistros. “Tecnologia aplicada ao trânsito é uma grande aliada na busca por ruas e vias mais humanas”, finaliza Campos.

COMPARTILHAR

Veja

também

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.