Em 2009, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) promoveu um ciclo nacional de palestras dirigidas aos jovens. Essa foi a terceira ação do projeto Trânsito Consciente, que se iniciou com a produção de 20 filmes tratando de diversos temas do trânsito e tomou a forma de um caderno distribuído às escolas e aos alunos. As palestras envolveram cerca de 5.300 estudantes do Ensino Médio das redes pública e particular de seis cidades (Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Porto Alegre), entre outubro e novembro de 2009.
O “Trânsito Consciente“ representa a busca de uma linguagem que mobilize o jovem para novas atitudes no trânsito e para a formação de uma consciência de autocuidado e, ao mesmo tempo, promova o engajamento dos docentes em um novo discurso sobre o trânsito. Com as palestras, a busca foi além da disseminação de conhecimentos – ela gerou conhecimento sobre os hábitos no trânsito dos jovens estudantes do ensino médio.
A pesquisa “A balada, o carona e a Lei Seca“ focou três temas:
(a) a condição de carona e o uso do cinto de segurança no banco traseiro,
(b) a adesão à “Lei Seca“, e
(c) o impacto atitudinal das campanhas de segurança no trânsito.
Os resultados apresentados na íntegra a seguir consolidam diversas informações sobre o consumo de álcool e o não-uso do cinto de segurança pelos passageiros. É um retrato a mais na galeria que se forma com os resultados da pesquisa sobre os hábitos de saúde dos formandos do ensino fundamental, da investigação sobre os hábitos de uso do cinto de segurança dos jovens universitários e com os dados de uma pesquisa sobre a percepção do jovem brasileiro em relação ao trânsito [
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.