NOTÍCIAS

Maio Amarelo mostra como cada pessoa pode salvar vidas

Publicado em
Maio-Amarelo-mostra-como-cada-pessoa-pode-salvar-vidas
Corrida e caminhada em prol do movimento Maio Amarelo será realizada em Curitiba, no dia 22. Crédito: Maio Amarelo

A nona edição do Maio Amarelo começa com a missão de conscientizar a população de que cada pessoa é capaz de salvar vidas todos os dias. O respeito às leis de trânsito e pequenas atitudes do dia a dia, como cordialidade, empatia e solidariedade, seja na condução de um veículo ou andando pela cidade, fazem a diferença. “Juntos Salvamos Vidas” é o tema de 2022.

Em 2014 nasceu o Movimento Maio Amarelo que chama a atenção no mundo todo para a violência no trânsito. “Essa mobilização social foi criada para desenvolver uma ação coordenada entre a sociedade civil, a iniciativa privada e o Poder Público, para juntos discutir e gerar engajamento nessa causa que afeta a todos nós, com o objetivo único de acabar com as mortes e as lesões provocadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, explica o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho.

 Em 2019, segundo dados do Ministério da Saúde, foram mais de 31 mil mortes no trânsito no país, demonstrando um acidente fatal a cada 16 minutos nas vias e rodovias brasileiras.

 “Para garantirmos segurança viária, pedestres, motoristas e todos os usuários das vias devem cumprir o seu papel. Um trânsito mais humano necessita colaboração, respeito e conscientização de todos”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

Ações pelo Brasil

Depois de dois anos de pandemia, com campanhas e ações onlines, muitas iniciativas voltam a ocorrer presencialmente. Em Viana, no Espírito Santo, no dia 15 de maio será realizada a Meia Maratona – Rota Imperial, etapa Maio Amarelo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13, com diversas categorias femininas e masculinas.

Em Palmas, no Tocantins, a ações começam já no dia 5 de maio, a partir das 8h, na Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, quando será lançada oficialmente a programação e as atividades de conscientização.

Em Curitiba (PR), no dia 22 de maio, às 07h, no Parque Barigui, será realizada uma corrida de rua, que levará o nome Yellow Run, com parte da renda revertida ao Movimento. A atividade terá caminhada (4km), corridas de 4 e 8km, masculino e feminino, e 60 anos+.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.