NOTÍCIAS

Advertência, no momento, é solução para o trânsito?

por Dirceu Rodrigues Alves Jr.*

Publicado em

Hoje o trânsito é anárquico, ninguém respeita ninguém. As regras desrespeitadas, sinalizações não obedecidas tudo avesso às necessidades da sociedade. O poder público pouco faz. Investimentos em prevenção quase sempre pontuais. Educação de trânsito, artigo constante no Código de Trânsito Brasileiro, desde 1997 não é cumprido. É o caos que vivemos em decorrência de falta de força política para ações drásticas.
O trânsito e o transporte tem gerado custo altíssimo para os municípios e estados. Existe uma doença epidêmica que está sendo negligenciada pelos governos. Há necessidade em curto prazo de se educar, fiscalizar e punir com severidade. Em longo prazo tem-se que mudar a cultura da população com relação a nossa mobilidade. O relaxamento quanto a essas condutas está transformando mobilidade em risco de vida. 
E surge o CONTRAN, na contramão do objetivo maior para erradicação da doença no trânsito que assola o nosso país, convertendo  em uma simples advertência as infrações leves e médias.
Relaxar na fiscalização e na punição é igual a aumentar a anarquia que já vivemos. A “Década de Segurança Viária”, proposta pela ONU, já tem um ano de vida e nossos óbitos e sequelados vem aumentando de maneira contrária a proposta que é diminuir em 50% a mortalidade no trânsito.
Não há dúvida, os DETRANs são estaduais e a intercomunicação precária. Não temos um cadastro único.
Punição severa é o que precisamos de imediato, com intuito de moralizar, fazer respeitar. Não concordamos com o que dizem que os DETRANs arrecadam constituindo a “Indústria da Multa”. Se for multado é porque estava transgredindo e transgredir no trânsito é grave, gravíssimo.
Temos que respeitar as regras e a vida.

 

*Dr. Dirceu Rodrigues Alves Júnior
Diretor de Comunicação e do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da ABRAMET.

COMPARTILHAR

Veja

também

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Com o aumento do uso das bikes no país, saber compartilhar as ruas salva vidas

Pioneira, lombada eletrônica ajudou a salvar mais de 85 mil vidas no trânsito

Está em vigor nova regulamentação sobre exame toxicológico para motoristas profissionais

Perkons recebe visita de Câmaras Temáticas do CONTRAN

Perkons completa 32 anos e celebra mais de 85 mil vidas salvas

Tecnologia semelhante à da aviação é usada para dar mais segurança no trânsito

Brasil na liderança com os pets, mas muitos tutores ainda desconhecem as normas de transporte

Maio Amarelo reforça preocupação com conscientização e segurança dos motociclistas

Perkons lidera mercado de segurança e gestão no trânsito

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.