NOTÍCIAS

E você, amarelou?

por Maria Amélia Marques Franco*

Publicado em

As causas sociais, motivos de luta e de união de grupos da sociedade por um objetivo, são movimentos que concentram uma energia maravilhosa, que fazem refletir, que mobilizam, que buscam artifícios técnicos e legais para melhorar as condições de vida. Algumas causas ganharam cores e, assim, também mais atenção, mais adesão.

Como o Outubro Rosa na luta pelo câncer de mama e o Novembro Azul, na prevenção do câncer de próstata, maio recebeu o amarelo, que alerta sobre a violência no trânsito e a importância da prevenção de acidentes viários, que segundo estima a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2009), matam no mundo aproximadamente 1,3 milhões de pessoas ao ano e causam lesões não fatais a mais 20-50 milhões de pessoas no mesmo período.

Segundo o World Cancer Researcher Fund International (Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer, em tradução livre), em 2012 cerca de 1,7 milhões de novos casos de câncer de mama e 1 milhão de câncer de próstata foram diagnosticados no mundo.

Porém, o que está em questão não são os números, mas as vidas. O que está por trás dessas causas – em especial das já reconhecidas mobilizações pela prevenção e busca pela cura do câncer –  é a vida. E quando o Maio Amarelo pede atenção e conclama a sociedade por mais segurança no trânsito, é também a vida que se quer preservar.

E diferente de uma campanha de comunicação simplesmente, esses são exemplos de movimentos que engajam, que requerem ação, pois a mudança depende de atitude, de mobilização. Não são estáticos, mas dinâmicos. São envolventes. As causas podem aflorar um senso de colaboração único a permitir que cada um disponha de sua expertise, de sua competência em prol de um ou múltiplos propósitos.

Depende de mim, e também de você. Você amarelou?

*Maria Amélia Marques Franco
Comunicadora Social, especialista em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana pela PUC-PR. É co-idealizadora do site de segurança viária Trânsito Ideal.

COMPARTILHAR

Veja

também

Como as cidades inteligentes apostam na tecnologia para uma gestão urbana mais eficiente

Lombada eletrônica completa 32 anos ajudando a salvar vidas 

Perkons celebra 33 anos de inovação e segurança no trânsito

Perkons Connect entra para o calendário nacional e passará por todas as regiões do país

Inovação e Gestão Urbana: temas centrais do Perkons Connect

Segurança no trânsito em foco no Perkons Connect

Primeira edição do Perkons Connect será em São José do Rio Preto

Relatório de Transparência Salarial

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.