NOTÍCIAS

Volta às aulas

NULL
Publicado em

    Quando era criança, eu ia para a escola a pé com uma amiga que morava em frente de casa. Isso me ajudou a me tornar mais independente e confiante. Dificilmente alguém chegava na escola de carro. Hoje não é mais assim.
    Para que as crianças fiquem confiantes, os pais devem caminhar para a escola junto com as crianças quando ainda são pequenas. Faça brincadeiras e torne o percurso divertido. Faça desta oportunidade uma maneira dele conhecer o bairro e observar o mundo a sua volta. Invente jogos com a placa dos carros e localize plantas e árvores com a criança. Depois de ir para a escola com você por algum tempo, elas estarão preparadas para cuidar de si próprias, mas certifique-se que também elas assimilem algumas dicas:

. Conhecer o caminho e não se desviar dele;
. Saber como atravessar a rua com segurança;
. Permanecer junto com os amigos mesmo se brigarem;
. Dizer não para estranhos;
. Conhecer lugares seguros durante o percurso, como lojas, lanchonetes e delegacia;
. Ficar visível – usar cores claras, cintos, adesivos ou bolsas reflexíveis.

Vá às aulas de bicicleta
    As crianças precisam se mexer. Ir para a escola de bicicleta é uma maneira excelente de inserir o hábito do exercício na vida diária das crianças. Na Dinamarca 60% das crianças vão para a escola de bicicleta.  Com um pouco de treinamento e um capacete, qualquer risco que possa advir do uso da bicicleta é contrabalançado pelos benefícios de se manter saudável, ativo e independente.Os pais podem presenteá-los com uma bicicleta e depois ir ajudando-os a dominar as técnicas básicas necessárias. As escolas podem contribuir dando treinamento e oferecendo lugares seguros para que as crianças deixem suas bicicletas. Não esqueçam de verificar as condições de segurança no trajeto em meio ao trânsito de casa para a escola.

Num automóvel
    Mais da metade dos percursos infantis é feita de automóvel. Se você tem filhos pequenos pode promover a saúde deles mudando o meio de locomoção, caso a escola  esteja a menos de 3 quilômetros de distância. Caso não dê para mudar o meio de locomoção, ensine à criança a ficar sentada enquanto o veículo estiver em movimento além de manter o cinto de segurança afivelado e somente descer do veículo depois que o mesmo estiver parado.  O embarque e desembarque das crianças devem se realizar nas calçadas. Se você conta com serviços de transporte público que atenda ao seu trajeto até a escola, prefira utilizá-lo. Até aquela caminhada para o ponto de ônibus contribui para o seu bem estar físico e o do seu filho.

Transporte escolar
    Na hora de contratar o transporte escolar, dedique um pouco mais de tempo para escolher bem o prestador de serviço e garantir a segurança dos seus filhos. Ao contratá-lo, verifique as condições do veículo e a documentação pessoal do motorista. Peça referências na escola e com outros pais.     Verifique a higiene do veículo e o número de cintos de segurança. Todas as crianças transportadas devem usar os cintos de segurança e ninguém deve ser transportado em pé. O veículo não pode ter lotação maior que a permitida em Lei. Também é aconselhável obter o endereço e telefone do motorista.
    Procure conversar com seus filhos estimulando-os a conversar e relatar tudo aquilo que acontece durante as viagens.
    Com algumas medidas preventivas, a volta às aulas será boa e segura.

Cristina Baddini Lucas
Especialista em Trânsito, Consultora do Diário
crisbaddini@dgabc.com.br e visite o blog: http://olhonotransito.blogspot.com

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
VEJA TAMBÉM

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

No verão cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas

Fugir do local do acidente é crime, mesmo quando não há vítimas

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.