NOTÍCIAS

Um pequeno comentário sobre a minha ou melhor a nossa indignação quanto ao transporte seguro das crianças

NULL
Publicado em

    “Eu Já Sabia“ que as diretrizes da Res. 277,  que  regulamentam  os art. 64 e 65 do CTB, a respeito do transporte seguro das crianças já surgiram cheias de brechas e que logo cairiam por terra e ao descrédito da sociedade e dos especialistas em segurança de trânsito que aguardavam tanto por ela.
    Teria sido necessário a  implantação de uma Política Pública Nacional de trânsito apropriada e em conformidade com a necessidade de cada usuário em seus diversos modais. Sejam os pais, os  educadores, nas escolas formais e não formais como por exemplo os instrutore dos CFCs,  as enfermeiras, as assistentes sociais, os doutores, na maternidade, os condutores particulares ou profissionais, os caminhoneiros, os escolares, os  taxistas, estes últimos, por exemplo, poderiam ter recebido credenciais, talvez selos de segurança específicos para o transporte das crianças que os regulamentassem sobre a idade de cada uma delas e ao número de equipamentos compatíveis e cabíveis  no porta-malas de seu veículo.
    É lamentável, aguardarmos ansiosos por um período de dez anos desde a publicação da Res.15/98 até a Res. 277/08, e quando ela entraria  em vigor, recebemos a notícia antecipada de que haverá publicação de deliberação pelo Contran prorrogando o prazo.
    Na verdade nós “já sabíamos“ que sem Políticas Públicas adequadas de educação para a prevenção e de fiscalização sem poder de autuação, não seria possível atingirmos a reduçao dos índices de mortes e de ferimentos com sequelas irreversíveis que sofrem as  nossas preciosas crianças envolvidas em acidentes de trânsito.

Geralda Cláudia Hipolito S. Braga
Especialista em Educação de Trânsito
Diretora de Ensino de CFC

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.