NOTÍCIAS

Trabalhadores do trânsito seguro

por Ildo Mário Szinvelski*

Publicado em

Neste ano, o Detran/RS dedica uma atenção especial aos condutores profissionais. Primeiro, posicionou-se contra qualquer legislação que busque forçar os condutores profissionais a passar por exames toxicológicos dispendiosos e de eficácia duvidosa para a segurança do trânsito. Agora, busca parcerias junto a empresas de transporte de cargas e passageiros e planeja campanhas publicitárias dirigidas a caminhoneiros e a motofretistas.

A ideia é uma maior proximidade com quem permanece muitas horas no trânsito. Isso porque, ao mesmo tempo em que estão mais expostos aos riscos de um ambiente muitas vezes hostil, esses condutores, pela mesma razão, podem representar a transição entre o velho e conhecido trânsito agressivo e um ambiente mais fraterno e tranquilo.

Além de horas a mais no trânsito, os condutores profissionais têm também horas a mais de estudo: por exigência legal, precisam ser aprovados em cursos especializados. São, portanto, verdadeiros profissionais do volante, em condições de circular de forma exemplar pelo espaço público.

Para conhecer melhor essas pessoas que podem multiplicar segurança, o Detran/RS pesquisou e constatou que 42% deles têm mais de 20 anos de habilitação. Aliás, mais de 70% têm no mínimo dez anos de prática atrás do volante. Os condutores aptos a trabalhar com o veículo representam 15% do cadastro de condutores do RS. Motofretistas, taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus e micro-ônibus pertencem ao sexo masculino em sua quase totalidade e estão entre os 26 e os 55 anos.

Homens adultos, com boa prática de direção, empregados ou profissionais autônomos. Como conscientizar esse grupo de seu papel multiplicador? Como mostrar-lhes o poder que têm? Como falar de sua importância para todos nós? É o que procuraremos descobrir neste ano, e, se tudo correr bem, conseguiremos comunicar a esse público tão importante o quanto eles podem fazer pelo trânsito que todos desejamos.

*Ildo Mário Szinvelski
diretor-geral do Detran/RS

COMPARTILHAR

Veja

também

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Com o aumento do uso das bikes no país, saber compartilhar as ruas salva vidas

Pioneira, lombada eletrônica ajudou a salvar mais de 85 mil vidas no trânsito

Está em vigor nova regulamentação sobre exame toxicológico para motoristas profissionais

Perkons recebe visita de Câmaras Temáticas do CONTRAN

Perkons completa 32 anos e celebra mais de 85 mil vidas salvas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.