NOTÍCIAS

Semana de Trânsito e números da barbárie

por Milton Corrêa da Costa*

Publicado em

“Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, foi o tema escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a Semana Nacional de Trânsito comemorada, anualmente, entre 18 e 25 de setembro.

No entanto, se considerarmos alguns dados estatísticos sobre o número de mortes e casos de invalidez ocorridos na violência diária do trânsito brasileiro nada há a comemorar, apenas lamentar o contexto de imprudência e insensatez ao volante de um carro ou na direção de uma moto.
Numa recente pesquisa, empreendida pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, num universo de mais de 300 acidentes observados, detectou-se que uma em cada cinco vítimas de acidente de moto na cidade de São Paulo havia consumido álcool ou algum outro tipo de droga antes do acidente: 7,1% tinham consumido álcool e 14,2% droga ilícita, em maior número maconha e cocaína.

Já o seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) aponta para um total de 60.752 mortos em acidentes de trânsito no Brasil em 2012, 4% a mais que em 2011, e um total de 352 000 casos de invalidez permanente. Ou seja, a cada cinco dias morre, na barbárie do trânsito brasileiro, o mesmo número de vítimas fatais do recente e mais sangrento confronto da guerra civil do Egito, onde sucumbiram mais de 800 pessoas.

Temos a maior taxa de mortalidade no trânsito no mundo (31,3 mortos para cada grupo de 100 000 habitantes) onde a violência no trânsito já é a segunda maior causa de morte no país. Registre-se ainda que metade das 7 000 crianças, com menos de 7 anos de idade (infração de trânsito gravíssima) que ficaram inválidas no trânsito em 2012 estava na garupa de motos.

*Milton Corrêa da Costa
Tenente coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro

COMPARTILHAR

Veja

também

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Com o aumento do uso das bikes no país, saber compartilhar as ruas salva vidas

Pioneira, lombada eletrônica ajudou a salvar mais de 85 mil vidas no trânsito

Está em vigor nova regulamentação sobre exame toxicológico para motoristas profissionais

Perkons recebe visita de Câmaras Temáticas do CONTRAN

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.