NOTÍCIAS

Semáforos `conversam` com motorista em Wolfsburg

Sistema em teste na cidade alemã identifica perigo em cruzamento e alerta o condutor

Publicado em

Uma matéria publicada esta semana pelo jornal Die Welt conta uma novidade na área de tecnologia no trânsito: é como se os semáforos raciocinassem visualizando um perigo e alertando o condutor. O conjunto é dotado de câmeras, sensores infravermelhos e radares laser. Assim, o semáforo, ao visualizar o perigo de um veículo colidir com uma bicicleta, por exemplo, envia um sinal sonoro para que o condutor se alerte e o acidente seja evitado.
Por enquanto, o sinal só chega a veículos de testes em três cruzamentos da cidade de Wofsburg – localizada no estado da Baixa Saxônia a 178 km de Berlim. A ideia é que em 2014 mais 14 semáforos possuam a tecnologia, que também coletará informações de tráfego e informará ao condutor quanto tempo resta para o sinal ficar verde, entre outras trocas de dados via GPS.

COMPARTILHAR

Veja

também

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

Aumento nos combustíveis pode diminuir número de veículos circulando

Crianças e adolescentes por um trânsito mais seguro

Maio Amarelo mostra como cada pessoa pode salvar vidas

Cresce o número de mulheres motoristas profissionais

Tecnologia facilitando a vida dos condutores

Sinalizar corretamente um acidente evita mais vítimas e infrações

Volta às aulas exige cuidados redobrados com o transporte escolar

Cruzamentos ainda são locais com grandes números de acidentes

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.