NOTÍCIAS

População pode contribuir mais para mudanças no trânsito

Participação popular é apontada como importante, mas com algumas ressalvas: organização e conhecimento são fundamentais.
Publicado em

    Não é de hoje que a participação popular tem sido amplamente defendida por diversos setores da sociedade para a solução dos mais diversos problemas. Exemplo disso são os caras pintadas, o que teria contribuído para o impeachment de Collor, sem esquecer também da campanha das Diretas Já, que teria forçado as eleições diretas no Brasil.
    Mesmo engatinhando, a participação popular chegou ao trânsito nas mais variadas formas: protestos, denúncias, fiscalização e proposição de leis pela iniciativa da população. Segundo o engenheiro Artur Carlos de Morais, que também é doutorando em transportes pela Universidade de Brasília (UnB), a participação popular ainda se baseia majoritariamente em protestos para modificar algo de sua realidade, apenas. “As pessoas de um modo geral estão atentas a coisas pequenas, como um buraco na pista no seu trajeto diário, e por isso reivindicam, tiram fotos e enviam para redações de jornais, comentam no café da manhã; mas sobre a ponte que deve ser erguida em outro ponto da cidade e facilitar a vida de um sem número de pessoas, ignoram“, afirma Morais.


Para José Mario de Andrade, a participação popular é importante, mas é apenas a “ponta do iceberg“

&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Multas de trânsito vão custear CNH para pessoas de baixa renda

O risco invisível por trás das distrações ao volante

Contar corpos não salva vidas

Gentileza no trânsito também salva vidas

Desafios da mobilidade urbana exigem diálogo entre municípios de todos os portes

Maio Amarelo 2025 destaca a responsabilidade humana na mobilidade

Cuidados essenciais ao dirigir no outono sob condições de neblina

Relatório de Transparência Salarial

Relatório de Transparência Salarial

Perkons apresentou inovações para um trânsito mais seguro na Smart City Expo Curitiba 2025

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.