NOTÍCIAS

População pode contribuir mais para mudanças no trânsito

Participação popular é apontada como importante, mas com algumas ressalvas: organização e conhecimento são fundamentais.
Publicado em

    Não é de hoje que a participação popular tem sido amplamente defendida por diversos setores da sociedade para a solução dos mais diversos problemas. Exemplo disso são os caras pintadas, o que teria contribuído para o impeachment de Collor, sem esquecer também da campanha das Diretas Já, que teria forçado as eleições diretas no Brasil.
    Mesmo engatinhando, a participação popular chegou ao trânsito nas mais variadas formas: protestos, denúncias, fiscalização e proposição de leis pela iniciativa da população. Segundo o engenheiro Artur Carlos de Morais, que também é doutorando em transportes pela Universidade de Brasília (UnB), a participação popular ainda se baseia majoritariamente em protestos para modificar algo de sua realidade, apenas. “As pessoas de um modo geral estão atentas a coisas pequenas, como um buraco na pista no seu trajeto diário, e por isso reivindicam, tiram fotos e enviam para redações de jornais, comentam no café da manhã; mas sobre a ponte que deve ser erguida em outro ponto da cidade e facilitar a vida de um sem número de pessoas, ignoram“, afirma Morais.


Para José Mario de Andrade, a participação popular é importante, mas é apenas a “ponta do iceberg“

&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Visão Zero é capaz de transformar a mobilidade urbana no Brasil

Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.