NOTÍCIAS

Perkons e Webtranspo lançam série de vídeos de direção defensiva

Publicado em

Assessoria de Imprensa Perkons

    “100% dos acidentes são evitáveis“, afirma categoricamente o piloto Roberto Manzini. Essa convicção levou o piloto a criar o Centro Pilotagem  Roberto Manzini, onde ensina direção defensiva para motoristas que querem dirigir com segurança.
    Algumas das dicas ensinadas nas aulas poderão ser conferidas gratuitamente numa série de vídeos que a Perkons está lançando em parceira com o portal Webtranspo. O objetivo é contribuir com a conscientização do motorista sobre como o domínio do veículo e o comportamento defensivo no volante contribuem para evitar acidentes de trânsito.
    Nos vídeos o piloto mostra na prática, com imagens de rua, como dirigir com segurança e o que fazer para evitar acidentes.
    A série é compota por oito vídeos que serão publicados no site da Perkons e da Webtranspo a cada 15 dias e ficarão permanentemente na página das duas empresas. 
    Os temas dos vídeos são: o papel do condutor no trânsito, que mostra como deve ser a relação entre motoristas, ciclistas e pedestres; evitar atropelamento; segurança dentro do veículo, que mostra o que o motorista deve fazer para dirigir com o máximo de conforto e boa visibilidade; distância segura; tipos de colisão, com dicas de como evitá-las; direção em dias de chuva; e direção à noite e com neblina.
    Confira entrevista com o piloto Roberto Manzini!
 
O que falta ao motorista brasileiro?
Falta conscientização. Tudo na vida tem limites e no trânsito não é diferente. Existem limites tanto para motoristas e motociclistas quanto para pedestres. E a linha que separa o que eu posso fazer do que eu não posso é tênue, por isso, é fundamental que os motoristas sejam bem treinados para saber utilizar o seu espaço no trânsito com segurança e inteligência.

Então, um caminho para um trânsito mais seguro passa, necessariamente pela capacitação?
Sim, é fundamental que o motorista esteja capacitado para conduzir o veículo adequadamente. Mas, a direção segura também passa pelo bem-estar geral. Não adianta o motorista ser bem capacitado tecnicamente se ele não estiver bem emocionalmente. A atenção e o tempo de resposta serão menores.

Você sempre diz que todos os acidentes são evitáveis. São mesmo?
Sim, 100% dos acidentes são evitáveis. Em todos os acidentes existe um responsável, se não fosse assim não seria acidente, seria uma catástrofe.

E que atitudes o motorista deve adotar para evitar acidentes? 
Atenção e observação do trânsito. Tudo o que eu consigo ver antes, que eu consigo antecipar, eu consigo evitar. Além disso, é preciso conhecer seus limites e ter o domínio do veículo.  O domínio do veículo é fundamental para uma direção segura e responsável. A posição no carro tem que ser confortável, para que o motorista dirija sem cansar.

E o celular? É seguro falar ao celular usando fones?
O celular é um grande vilão no trânsito. Quando a pessoa esta falando ao celular ela precisa raciocinar, precisa prestar atenção no que seu interlocutor está dizendo, isso tira a atenção do trânsito.

Hoje as pessoas passam muito tempo no trânsito e é cada vez mais comum que aproveitem esse tempo para resolver problemas…
Quando a pessoa está dirigindo, a atenção dela deve estar inteiramente voltada ao trânsito. Se a cabeça estiver em outro lugar, sua atenção não estará no trânsito. E bastam apenas alguns segundos para que um acidente aconteça. Quando a pessoa precisa aproveitar esse tempo de deslocamentos, como alguns executivos, o ideal é contratar um motorista.

Que recomendações você daria aos motoristas?
Conhecer o seu papel no trânsito e fazer o exercício de se colocar no papel do outro. O pedestre, por exemplo, precisa saber que não pode sair por trás do carro. Uma outra dica é se perguntar: o meu tempo é suficiente para eu chegar aonde preciso, com segurança, no horário que determinei? É preciso ter essa noção para dirigir com tranqüilidade.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.