NOTÍCIAS

Perkons e Webtranspo lançam série de vídeos de direção defensiva

Publicado em

Assessoria de Imprensa Perkons

    “100% dos acidentes são evitáveis“, afirma categoricamente o piloto Roberto Manzini. Essa convicção levou o piloto a criar o Centro Pilotagem  Roberto Manzini, onde ensina direção defensiva para motoristas que querem dirigir com segurança.
    Algumas das dicas ensinadas nas aulas poderão ser conferidas gratuitamente numa série de vídeos que a Perkons está lançando em parceira com o portal Webtranspo. O objetivo é contribuir com a conscientização do motorista sobre como o domínio do veículo e o comportamento defensivo no volante contribuem para evitar acidentes de trânsito.
    Nos vídeos o piloto mostra na prática, com imagens de rua, como dirigir com segurança e o que fazer para evitar acidentes.
    A série é compota por oito vídeos que serão publicados no site da Perkons e da Webtranspo a cada 15 dias e ficarão permanentemente na página das duas empresas. 
    Os temas dos vídeos são: o papel do condutor no trânsito, que mostra como deve ser a relação entre motoristas, ciclistas e pedestres; evitar atropelamento; segurança dentro do veículo, que mostra o que o motorista deve fazer para dirigir com o máximo de conforto e boa visibilidade; distância segura; tipos de colisão, com dicas de como evitá-las; direção em dias de chuva; e direção à noite e com neblina.
    Confira entrevista com o piloto Roberto Manzini!
 
O que falta ao motorista brasileiro?
Falta conscientização. Tudo na vida tem limites e no trânsito não é diferente. Existem limites tanto para motoristas e motociclistas quanto para pedestres. E a linha que separa o que eu posso fazer do que eu não posso é tênue, por isso, é fundamental que os motoristas sejam bem treinados para saber utilizar o seu espaço no trânsito com segurança e inteligência.

Então, um caminho para um trânsito mais seguro passa, necessariamente pela capacitação?
Sim, é fundamental que o motorista esteja capacitado para conduzir o veículo adequadamente. Mas, a direção segura também passa pelo bem-estar geral. Não adianta o motorista ser bem capacitado tecnicamente se ele não estiver bem emocionalmente. A atenção e o tempo de resposta serão menores.

Você sempre diz que todos os acidentes são evitáveis. São mesmo?
Sim, 100% dos acidentes são evitáveis. Em todos os acidentes existe um responsável, se não fosse assim não seria acidente, seria uma catástrofe.

E que atitudes o motorista deve adotar para evitar acidentes? 
Atenção e observação do trânsito. Tudo o que eu consigo ver antes, que eu consigo antecipar, eu consigo evitar. Além disso, é preciso conhecer seus limites e ter o domínio do veículo.  O domínio do veículo é fundamental para uma direção segura e responsável. A posição no carro tem que ser confortável, para que o motorista dirija sem cansar.

E o celular? É seguro falar ao celular usando fones?
O celular é um grande vilão no trânsito. Quando a pessoa esta falando ao celular ela precisa raciocinar, precisa prestar atenção no que seu interlocutor está dizendo, isso tira a atenção do trânsito.

Hoje as pessoas passam muito tempo no trânsito e é cada vez mais comum que aproveitem esse tempo para resolver problemas…
Quando a pessoa está dirigindo, a atenção dela deve estar inteiramente voltada ao trânsito. Se a cabeça estiver em outro lugar, sua atenção não estará no trânsito. E bastam apenas alguns segundos para que um acidente aconteça. Quando a pessoa precisa aproveitar esse tempo de deslocamentos, como alguns executivos, o ideal é contratar um motorista.

Que recomendações você daria aos motoristas?
Conhecer o seu papel no trânsito e fazer o exercício de se colocar no papel do outro. O pedestre, por exemplo, precisa saber que não pode sair por trás do carro. Uma outra dica é se perguntar: o meu tempo é suficiente para eu chegar aonde preciso, com segurança, no horário que determinei? É preciso ter essa noção para dirigir com tranqüilidade.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
VEJA TAMBÉM

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

No verão cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas

Fugir do local do acidente é crime, mesmo quando não há vítimas

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.