NOTÍCIAS

Penas agravadas para os tunados

por Marcelo José Araújo*

Publicado em

Quando ocorre um crime de trânsito, determinadas situações, ou melhor, circunstâncias, podem agravar as penas previstas. São as chamadas “circunstâncias agravantes”. Além daquelas já previstas no Código Penal, também aplicáveis aos crimes de trânsito, há algumas específicas previstas no próprio Código de Trânsito em seu Art. 298, dentre elas há uma que interessa aos proprietários de veículos modificados (tunados) conhecerem, que é “utilizando veículo em que tenham sido adulterados equipamentos ou características que afetem a sua segurança ou o seu funcionamento de acordo com os limites de velocidade prescritos nas especificações do fabricante”.

A primeira parte da regra é plausível (“afetem a sua segurança”), pois, alterações malfeitas que impliquem em insegurança têm que ser reprimidas, e elas podem ser um fator de risco independente da forma de condução (ex.: quebra da suspensão ou barra de direção). O problema é que o condutor pode não ter conhecimento de alterações feitas pelo proprietário, e no caso de um crime como homicídio quem responderia seria o condutor. Já a segunda parte da regra (“funcionamento de acordo com os limites de velocidade prescritos nas especificações do fabricante”) é um pouco preconceituosa e pré-julgadora de que pelo simples fato do veículo ter alteração com aumento de potência, seu condutor responderia com a agravante mesmo que a condução fosse regular no momento da ocorrência do crime. Imagine que o pai precisa emprestar o carro do filho, o qual está todo modificado, mas, o conduz com toda cautela e obediência às regras de trânsito. Mereceria esse pai ter a pena agravada numa eventual ocorrência de homicídio culposo no trânsito? Ou será que a agravante seria aplicada de forma justa apenas se esse potencial do veículo estivesse de fato sendo utilizado no momento do crime.

Há que se considerar que não é o fabricante do veículo que estabelece limites de velocidade, e sim a autoridade da via. O fabricante desenvolve motores, que por suas limitações, atingirão determinada velocidade ou eventualmente coloca um “limitador de velocidade” que “corta” a alimentação do motor, mas, isso para velocidades já altíssimas. Independente de o carro ser potente ou não, desenvolver ou não velocidades altas, as regras de velocidade e comportamento devem ser obedecidas por seu condutor. Tanto um VW Gol turbinado e modificado, com potência elevada em relação à original, quanto uma Ferrari original, já com o triplo de potência sem qualquer modificação, devem seus condutores obedecer às mesmas regras de circulação, portanto, o determinante não é o que está embaixo do capô, e sim aquilo (ou aquele) que está atrás do volante. Há que se lembrar que modificações, especialmente de potência, devem ser registradas no Detran, mediante inspeção feita em organismo credenciado pelo Inmetro. Você já tinha imaginado que pelo fato de você ter instalado um sistema de Nitro (óxido nitroso), no veículo, o qual aparentemente nem precisa de mudança no documento do veículo, já que nem o motor nem seu combustível são mudados (apenas se injeta um outro produto, como se fosse um aditivo), mesmo que o sistema esteja desligado no momento de um acidente, sujeitaria você a responder por um agravante da pena, caso do acidente resultassem lesões ou a morte de alguém?

*Marcelo José Araújo
Advogado, Presidente da Comissão de Trânsito, transporte e Mobilidade da OAB/PR

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.