NOTÍCIAS

PARE!!!! Reflitam…

por Wendel Dantas*

Publicado em

Assistimos diariamente em nosso cotidiano situações que sugerem que questionemos se realmente sabemos viver em sociedade. Cito como exemplo uma coisa bastante comum e pode assim dizer constante nas grandes cidades: A questão do trânsito. O que o trânsito tem haver com o que foi falado acima? Pois é, o desrespeito as normas de trânsito são tão gritantes, tão claras, chegam a incomodar. O desrespeito em minha opinião não e somente as leis escritas, são acima de tudo sociais, pois elas agridem a nós cidadãos, veja bem “CIDADÃOS”, que praticamos a cidadania, o direito de ter direito.
Para que um grupo se mantenha coeso e em harmonia existem regras de conduta, essas orientam como devemos agir no processo de interação social, controla nosso comportamento no meio a qual estamos inseridos, essas regras segundo os livros de sociologia são as NORMAS SOCIAIS, ainda segundo os livros essas dizem o que é ou não permitido, e teoricamente devemos seguir essas normas, concordando ou não com elas, devemos seguir as mesmas. A toda norma está atrelada uma sanção social, que podem ser aprovativas ou reprovativas, se você cumpre as normas está fazendo o que se espera de você, se você não cumpre está sujeito as sanções reprovativas, está sujeito as penas da lei e da sociedade, sim, pois estamos sujeitos as sanções constantes em nossa constituição como também as sanções de nossa sociedade, pois somos constantemente julgados pela sociedade e seus grupos sociais (familiar, vicinal, educativo, religioso, lazer e profissional). Volto a falar sobre o trânsito, pois podemos assim dizer que é claro exemplo de vivência social, carregado de regras de conduta, as chamadas normas sociais, regras essas que são constantemente desrespeitadas por nós mortais. Conversões proibidas, paradas proibidas, número excessivo de passageiros em motocicletas… gastaria aqui muito tempo descrevendo proibições que são cometidas, e olhe que no caso do trânsito é arraigado de símbolos, outro tópico discutido nas Ciências Sociais, símbolos esses que são carregados de valores e significados abstratos, como exemplo cito a vogal E com uma faixa cortando a mesma, acredito que todos nós sabemos o significado desse símbolo, porém muitas vezes ignoramos esse símbolo, fora outros bastantes íntimos de nosso cotidiano. Não existe respeito nas convivências diárias, xingamos, fazemos uso de gestos bruscos… Resumindo não respeitando as leis da boa convivência, devemos refletir sobre o nosso papel dentro da sociedade e se estamos cumprindo normas que são essências para a convivência social.
As pessoas que detém o poder da comunicação em suas mãos devem refletir sobre o seu papel nesse contexto acima descrito, o coletivo é importante ou interesses individuais são mais relevantes? O que fazem as instituições de ensino para mudar esse quadro? Preparam os indivíduos para viver em sociedade ou simplesmente numa sociedade voltada para o lucro individual?
VAMOS REFLETIR!!!

*Wendel Dantas

Originalmente publicado no site 45 Graus em 20/01/2011.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
VEJA TAMBÉM

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

No verão cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas

Fugir do local do acidente é crime, mesmo quando não há vítimas

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.