O primeiro mês de atuação do ViaPK no Mato Grosso do Sul, por meio do contrato da Perkons com o Detran/MS, contribuiu com a apreensão de um carro e uma moto roubados e com a prisão de integrantes de uma quadrilha que estava sendo procurada pela polícia.
O ViaPK, o Superguarda como é conhecido em Campo Grande, começou a operar no estado no dia 08 de junho. O objetivo do Detran/MS, além das ações de fiscalização é contribuir com segurança pública e educação do motorista.
“Agiliza e contribui muito com o trabalho de fiscalização da polícia na identificação de todo tipo de restrição dos veículos que passam pelas blitze, tanto nas ações de segurança pública como veículos com algum tipo de restrição judicial”, afirma o assessor militar do Detran/MS, tenente coronel Emir Soares de Souza Jr.
Além dos veículos roubados, as blitze montadas com o ViaPK flagraram 774 carros e 126 motos com débitos de licenciamento, e 1429 carros e 228 motos com débitos de IPVA.
O ViaPK é um veículo equipado com radar para controle de velocidade e um software que permite a leitura automática de placas. Uma câmera de vídeo, que integra o sistema de reconhecimento de placas, capta imagens dos veículos que passam pelo ViaPK e um software realiza a leitura das placas. Os dados são conferidos automática e eletronicamente com o cadastro do Detran/MS e da polícia e, caso seja apontada alguma irregularidade, a informação é repassada por rádio aos policiais que ficam em uma blitz montada entre 200 e 500 metros à frente.
Ao todo, cinco veículos farão operações de fiscalização no Estado. Além dos veículos, a Perkons começou a instalar no Estado, lombadas eletrônicas que vão monitorar 219 faixas de trânsito em doze municípios. Os primeiros a receber os equipamentos são Campo Grande, Sidrolândia e Maracuju. Na seqüência as lombadas eletrônicas serão instaladas em Ponta Porã e Dourados.
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.