NOTÍCIAS

Onde estão os ETs

por Gerardo Carvalho*

Publicado em

Para ser um motorista, um motociclista, um ciclista e um pedestre defensivo – que prefiro chamar seguro – é preciso antes de tudo possuir os elementos indispensáveis da “Direção Defensiva”: o Conhecimento, Atenção, Previsão, Decisão e Habilidade.
Ninguém pratica o que não conhece. Como não conhecem as Leis, fazem as próprias leis. Leis estas baseadas na “lei de levar vantagem”, não importa o dano que fazem aos outros e a si mesmos. Se alguém é cristão, cidadão brasileiro e motorista deve possuir três livros de cabeceira: a Bíblia, a Constituição Federal e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma proposta: o DETRAN devia, como Órgão responsável pela educação para o trânsito, entregar a todos os candidatos, aprovados na primeira habilitação, um exemplar do CTB. O preço que cobra nas taxas com certeza dar para cobrir tal despesa.
Nos meios de transportes não terrestres – avião, navio, trem – o piloto, o comandante, o maquinista não precisam dispensar total atenção, porque há várias pessoas que os ajudam na tarefa de conduzir. No carro, não há ‘comotorista’. Dirigir carro é uma tarefa que não se divide com ninguém.
Previsão: identificação mediata ou imediatamente uma causa de acidente. Surgem várias alternativas entre as quais se deve escolher a que de fato é capaz de evitar o acidente. Tem que tomar uma Decisão. Porém, para que esta decisão atinja o objetivo, é preciso ter Habilidade.
Quando todos estes elementos estão na cabeça do condutor ele passa à categoria de ET (Educado no Trânsito). Precisamos urgentemente de ETs. Basta de tantos VTs (Violentos no Trânsito), fazendo do Brasil campeão de mortes no trânsito há tantos anos. Quando as vias de nossas cidades forem invadidas pelos ETs a face do trânsito mudará e desceremos do pódio de tantas dores e mortes. Governo e Sociedade pensem nisso. Façamos a nossa parte.

 

*Gerardo Carvalho (Pardal)
Professor, educador de trânsito e Jornalista
Gestor escolar

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.