NOTÍCIAS

“O tempo é um elemento importante quando falamos em trânsito”

NULL
Publicado em
9lvs7nfnia4vv57wst6q

Nesta entrevista concedida a Perkons, o psicólogo Fábio de Cristo fala sobre a relação da psicologia com o trânsito e avalia o comportamento das pessoas. Ele é doutorando em psicologia na Universidade de Brasília. Como pesquisador do Laboratório de Psicologia Ambiental, desenvolve estudos sobre o comportamento no trânsito. Além disso, ele escreve no blog Psicologia e Trânsito (http://colunas.digi.com.br/author/fhvcs/) e administra o Portal de Psicologia do Trânsito (www.portalpsitran.com.br).

Perkons – Na sua opinião, qual a maior contribuição da psicologia ao trânsito?
Fábio de Cristo – São várias as contribuições da psicologia, no Brasil e no mundo. De maneira geral, a psicologia tem buscado compreender muitos dos comportamentos no trânsito e os processos psicológicos associados, colaborando com temas socialmente relevantes relacionados à (in)segurança no trânsito (exemplo, infrações e acidentes) e à qualidade de vida urbana (medidas de gerenciamento de tráfego e promoção de transportes sustentáveis).

Perkons – Nos dê exemplos!
FC – Além de atuar no processo de habilitação de condutores, alguns psicólogos têm colaborado junto a coordenações do DENATRAN (Qualificação do Fator Humano no Trânsito), câmaras temáticas do CONTRAN (Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente) e na direção de órgãos municipais e estaduais de trânsito. A psicologia também tem contribuído na produção de conhecimentos científicos e na formação de outros profissionais do trânsito (instrutores e diretores de autoescolas). Espero que nos próximos anos possamos contribuir mais na elaboração e implementação de políticas públicas de trânsito e transporte. 

Perkons – Você esta fazendo doutorado no Laboratório de Psicologia Ambiental da UNB. O que você está estudando dentro do tema trânsito?
FC – Estou estudando o hábito de dirigir automóvel. Além pesquisar formas de medi-lo, estou interessado em avaliar a influência da percepção da qualidade da infraestrutura de transporte na manutenção desse hábito. Espero colaborar cientificamente com o debate sobre a redução do uso do automóvel nas cidades e a melhoria dos transportes públicos. O Brasil deverá discutir melhor essas questões tendo em vista os intensos problemas atuais de congestionamentos.

Perkons – Em sua opinião, como deveriam ser as campanhas educativas para estimular um comportamento mais seguro no trânsito?
FC – A elevada quantidade de automóveis e o aumento da potência dos motores têm exigido de nós algo mais do que conhecimentos de como manobrar o veículo, por exemplo, a habilidade de conviver com muitas pessoas, o que não era tão exigido antigamente. As campanhas devem ampliar o foco de intervenção; devem caminhar do simples controle dos veículos para o controle da nossa vida; estimular o conhecimento das nossas limitações e potencialidades para agir coletivamente. Isso nos levará a um trânsito mais harmonioso.

Perkons – Por que é difícil controlar as emoções no trânsito?
FC – O tempo é um elemento importante quando falamos em trânsito. Recentemente, uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) identificou que 35% dos brasileiros percebem que a rapidez é a principal característica de um bom transporte. Queremos chegar rápido nos lugares, queremos nos deslocar rápido até um compromisso para, logo em seguida, ir a outro. Mas, e quando não conseguimos a rapidez esperada? Em muitos casos, nos comportamos inadequadamente pela pressão que o tempo exerce na organização das nossas atividades.

Perkons – Que dicas você costuma dar para que as pessoas aprendam a se controlar na direção e fazer a razão falar mais alto que a emoção?
FC – Um desafio para o moderno treinamento de motoristas é o desenvolvimento da nossa capacidade de nos autoavaliarmos a fim de controlarmos nossas emoções e impulsos. No trânsito, encontramos situações que exigem de nós conhecimentos, habilidades e atitudes que, muitas vezes, não encontramos em outro ambiente, por exemplo: ter paciência com o carro da frente, acelerar e frear logo em seguida em outro semáforo, controlar os pensamentos que desviam a atenção etc. E quase tudo isso ao mesmo tempo. Em algum momento, é natural que as nossas emoções se aflorem, especialmente nas ocasiões nas quais percebemos que a nossa vida está em risco e/ou acreditamos ter sido injustiçados após a conduta de algum motorista. A autoavaliação, portanto, nos dará elementos para analisar as situações e as nossas habilidades para lidar com ela e decidir sobre como se comportar adequadamente.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.