NOTÍCIAS

“O condutor responsável é aquele que previne e minimiza as chances de estar envolvido em acidentes”, define Campos.

Falhas mecânicos no carro podem causar acidentes e congestionamentos

Publicado em
2x3ywrj9bvtnfi9dq2e5

Adquirir um veículo significa estar ciente dos cuidados necessários para manutenção e conservação do mesmo. Estar com o automóvel em dia ajuda a prevenir acidentes e outras situações inesperadas no trânsito. Entre os principais itens para inspeção estão suspensão, sistemas de direção, freios, amortecedores, pneu, iluminação, entre outros. O manual do proprietário, que todo veículo tem, traz orientações importantes sobre como cuidar e entender os alertas do painel.

Para o diretor da Perkons, empresa especializada em gestão de trânsito, Luiz Gustavo Campos, não é seguro dirigir um veículo com defeito. ”O motorista deve estar atento às indicações no painel, calibrar os pneus e checar suas condições, verificar os sistemas de iluminação, fazer as revisões periódicas e investigar ruídos estranhos e sinais de desgastes de peças”, elenca.  Segundo ele, o ideal é que eventuais problemas sejam verificados a tempo para que sejam corrigidos e evitem qualquer incidente. “O condutor responsável é aquele que previne e minimiza as chances de estar envolvido em acidentes”, afirma.

As falhas mecânicas podem fazer o veículo parar em lugares em que não haja espaço para isso   – o que aumenta o risco de outros condutores não o enxergarem e não frearem em tempo – e podem adicionar alguns quilômetros aos congestionamentos já existentes em horas de pico, por exemplo. “Além disso, e o mais importante, podem causar acidentes. Pneus carecas ou freios que não funcionem podem fazer o condutor perder a direção do veículo.”, alerta Campos.

O professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná, Alvaro Ricardo Knesebeck compartilha da opinião do especialista e orienta a seguir as recomendações do fabricante quanto às revisões necessárias.  “Elas estão no manual do veículo e devem ser conhecidas e respeitadas pelo proprietário”, diz.

Principais itens para verificação
Pneus: devem estar calibrados, conforme o modelo/peso do veículo e não podem estar desgastados.

Freios: verificar discos, pastilhas, lonas traseiras e o nível do fluído. Não esquecer de regular o freio de mão.

Sistema de arrefecimento: verificar o nível de água do motor.

Sistema Elétrico: setas, faróis, luz interna e outras luzes devem funcionar corretamente.

Óleo do motor: deve estar com textura e nível adequado.

Suspensão: o alinhamento garante a estabilidade na direção do carro e o conforto dos passageiros.

Palhetas dos limpadores de para-brisas: podem ressecar e prejudicar a visibilidade sob chuva intensa.

 

Um automóvel é um sistema complexo, com inúmeras peças trabalhando em conjunto e é inevitável que alguma delas venha a falhar um dia. “Sempre que o motorista perceber alguma anormalidade deve verificar o que está acontecendo. As consequências variam desde um pequeno incômodo – como um ar condicionado que não funciona ou uma porta difícil de abrir – até um problema de segurança – um freio que para de funcionar e pode causar acidentes”, avalia o professor.

“A diagnose antecipada e correta de uma falha pode evitar problemas maiores no futuro e também representar uma boa economia, já que geralmente o reparo é mais barato quando o problema é percebido antes que possa causar um dano maior”, completa.

O que diz a lei

Um veículo em bom estado também evita que o motorista sofra penalidades. Os artigos 180 e 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções como a 14 trazem algumas infrações relacionadas à manutenção do veículo. Pneus muito desgastados, sistema de iluminação com defeito, falta de estepe, macaco para troca de pneus ou a tela de proteção contra o sol do motorista  podem levar a sanções. A multa para carros com problemas nesses equipamentos obrigatórios chega a até R$ 127,69 e o motorista perde 5 pontos na carteira.

Os motoristas podem consultar o site Trânsito Ideal, o projeto da Perkons, traz informações sobre os cuidados com os veículos.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.