NOTÍCIAS

Livro auxilia peritos de trânsito

A obra Responsabilidade dos Engenheiros e Arquitetos: Fundamentos e Aplicações da Perícia Judicial aborda os aspectos legais e técnicos da perícia

Publicado em

Lançado em janeiro, o livro Responsabilidade dos Engenheiros e Arquitetos: Fundamentos e Aplicações da Perícia Judicial, escrito pelo engenheiro Civil Rone Antônio de Azevedo, auxilia engenheiros e arquitetos que realizam perícias técnicas, por meio de fundamentos e aplicações judiciais das atividades.
“Há várias responsabilidades presentes na atuação dos engenheiros e arquitetos: civil, ético-profissional, técnica, administrativa, penal e trabalhista. A inobservância dessas responsabilidades por parte dos construtores, dos profissionais, do Poder Público e dos agentes financeiros gera impactos sócio-econômicos e ambientais. Engenheiros e arquitetos devem desempenhar com Ética e Responsabilidade as atribuições legais concedidas”, diz Azevedo.
A publicação é direcionada aos engenheiros e arquitetos, incluindo aqueles que atuam nas áreas de perícia dos acidentes de trânsito, segurança viária, projeto de veículos, seguradoras e agentes financeiros, bem como órgãos do governo gestores do trânsito e planejamento de transportes, entre outros. Foi elaborado para auxiliar aos engenheiros e arquitetos interessados em conhecer melhor a legislação em vigor, orientar a prática da perícia em ações judiciais, e alertar sobre o exercício ilegal das atribuições exclusivas desses profissionais. O livro é complementado por anexos com as principais normas técnicas aplicáveis às construções e as resoluções do sistema Confea/Crea, tornando-o bastante útil para consultas.
& nbsp;   O Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor regulamentam os contratos de serviços e dos bens de consumo. A Lei nº 5.194/66 e as Resoluções nº 218/73 e nº 345/90 do Confea balizam o exercício da Engenharia e da Arquitetura no Brasil, sendo a última específica para avaliações e perícias. “Demonstra-se a crescente importância da Engenharia Legal, especialidade que abrange a legislação, jurisprudência e normas técnicas correlatas. A responsabilidade na Engenharia e Arquitetura é evidenciada através do estudo de caso para ações judiciais concretas”, explica o autor.

Sobre o autor – Rone Antônio de Azevedo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2001). É especialista em Perícia de Acidentes de Trânsito pela Universidade Federal do Mato Grosso (2006) e especialista em Avaliações e Perícia da Engenharia, Faculdades Oswaldo Cruz (2008). Iniciou em 2007 o mestrado em Métodos Numéricos para Cálculo e Projeto em Engenharia, pela Universidade Politécnica da Catalunya, Espanha.

Serviço – o livro pode ser comprado diretamente com o autor, pelos telefones (62) 9178-6100 / 3612-1852, ou pelo e-mail roneazevedo@terra.com.br. O livro custa R$ 60,00, com envio já incluído através de encomenda normal registrada (5 a 10 dias úteis). Clientes Perkons podem se identificar e ganhar desconto especial (livro a R$50,00).

COMPARTILHAR

Veja

também

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

Aumento nos combustíveis pode diminuir número de veículos circulando

Crianças e adolescentes por um trânsito mais seguro

Maio Amarelo mostra como cada pessoa pode salvar vidas

Cresce o número de mulheres motoristas profissionais

Tecnologia facilitando a vida dos condutores

Sinalizar corretamente um acidente evita mais vítimas e infrações

Volta às aulas exige cuidados redobrados com o transporte escolar

Cruzamentos ainda são locais com grandes números de acidentes

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.