NOTÍCIAS

Jacareí reforça aprendizado de trânsito com Calota e Gasolina

Apresentação de espetáculo teatral a crianças de escolas municipais vem para fixar conteúdos ensinados em sala de aula e abrir a Semana Nacional de Trânsito

Publicado em

Cerca de 1.100 crianças da rede municipal de ensino de Jacareí vão aprender e se entreter com as divertidas atrapalhadas dos personagens Calota e Gasolina. Ao simularem diversas situações de risco no trânsito, os atores ensinam a maneira correta de se comportar para evitar acidentes. As apresentações vão de 14 a 18 de setembro no SEST/SENAT e no auditório da Secretaria de Educação.
“Desde 2002 já trabalhamos o tema trânsito na educação infantil e fundamental, dentro da disciplina Cidadania. O teatro serve para fixar melhor o conteúdo. Por levar a educação para o trânsito de forma lúdica, garante um aprendizado mais eficaz”, avalia a Gerente de Educação de Trânsito da Prefeitura Municipal de Jacareí, Arlete da Silva.
O espetáculo teatral Calota e Gasolina em Trânsito vai abrir as ações da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema a educação. A peça foi criada para ensinar regras de trânsito de maneira lúdica e divertida A apresentação é promovida pela Perkons e Volvo, patrocinadoras do espetáculo.
“As crianças são pedestres hoje e logo serão motoristas. Por isso é importante que cresçam com a consciência do que é respeitar as regras de trânsito e as consequências de infringir as leis. Além disso, a criança cobra dos pais um comportamento correto e mais seguro”, afirma o diretor da Perkons, José Mario de Andrade.   
Para complementar as regras apresentadas durante o espetáculo, tirar dúvidas e ampliar a discussão sobre a encenação, os professores  recebem uma cartilha para continuar o trabalho educativo em sala de aula. A cartilha também está disponível para download no site da Perkons www.perkons.com, no link Calota e Gasolina em Trânsito.

Saiba mais sobre a peça
A apresentação é encenada pela Companhia de Teatro GG Proarte. Compõem o elenco, desempenhando os papéis dos personagens Calota e Gasolina, os atores Antônio Candido e Santos Chagas, respectivamente. O espetáculo tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e foi premiado pelo VI Prêmio de Educação para o Trânsito do DENATRAN. 
Para que as dicas de segurança fossem realmente captadas pelo público, a montagem do espetáculo teve consultoria e apoio do Conselho de Psicologia do Paraná.  Uma das sugestões foi a inclusão de um rap, cantado pelo personagem, o que ajuda o público a absorver a mensagem. 
O espetáculo tem 30 minutos e desde 2004, quando começou a ser encenado, o grupo já percorreu 539 municípios do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, atingindo 2.695 escolas e um público de 870 mil pessoas.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
VEJA TAMBÉM

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

No verão cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas

Fugir do local do acidente é crime, mesmo quando não há vítimas

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.