Apresentação de espetáculo teatral a crianças de escolas municipais vem para fixar conteúdos ensinados em sala de aula e abrir a Semana Nacional de Trânsito
Cerca de 1.100 crianças da rede municipal de ensino de Jacareí vão aprender e se entreter com as divertidas atrapalhadas dos personagens Calota e Gasolina. Ao simularem diversas situações de risco no trânsito, os atores ensinam a maneira correta de se comportar para evitar acidentes. As apresentações vão de 14 a 18 de setembro no SEST/SENAT e no auditório da Secretaria de Educação.
“Desde 2002 já trabalhamos o tema trânsito na educação infantil e fundamental, dentro da disciplina Cidadania. O teatro serve para fixar melhor o conteúdo. Por levar a educação para o trânsito de forma lúdica, garante um aprendizado mais eficaz”, avalia a Gerente de Educação de Trânsito da Prefeitura Municipal de Jacareí, Arlete da Silva.
O espetáculo teatral Calota e Gasolina em Trânsito vai abrir as ações da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema a educação. A peça foi criada para ensinar regras de trânsito de maneira lúdica e divertida A apresentação é promovida pela Perkons e Volvo, patrocinadoras do espetáculo.
“As crianças são pedestres hoje e logo serão motoristas. Por isso é importante que cresçam com a consciência do que é respeitar as regras de trânsito e as consequências de infringir as leis. Além disso, a criança cobra dos pais um comportamento correto e mais seguro”, afirma o diretor da Perkons, José Mario de Andrade.
Para complementar as regras apresentadas durante o espetáculo, tirar dúvidas e ampliar a discussão sobre a encenação, os professores recebem uma cartilha para continuar o trabalho educativo em sala de aula. A cartilha também está disponível para download no site da Perkons www.perkons.com, no link Calota e Gasolina em Trânsito.
Saiba mais sobre a peça
A apresentação é encenada pela Companhia de Teatro GG Proarte. Compõem o elenco, desempenhando os papéis dos personagens Calota e Gasolina, os atores Antônio Candido e Santos Chagas, respectivamente. O espetáculo tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e foi premiado pelo VI Prêmio de Educação para o Trânsito do DENATRAN.
Para que as dicas de segurança fossem realmente captadas pelo público, a montagem do espetáculo teve consultoria e apoio do Conselho de Psicologia do Paraná. Uma das sugestões foi a inclusão de um rap, cantado pelo personagem, o que ajuda o público a absorver a mensagem.
O espetáculo tem 30 minutos e desde 2004, quando começou a ser encenado, o grupo já percorreu 539 municípios do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, atingindo 2.695 escolas e um público de 870 mil pessoas.
Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.