NOTÍCIAS

Imagens que falam

Um convite a uma profunda reflexão sobre a atual situação de nosso trânsito, principalmente no que concerne aos altos índices de vítimas de acidentes

Publicado em

A frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” é recorrente toda vez que a intenção é expressar o poder da fotografia. E não há quem questione esse poder.
A fotografia também tem um instrumento poderoso para retratar a realidade no trânsito.  Foi justamente essa facilidade de comunicar de forma direta e simples um dos motivos que levou a Perkons a lançar o espaço “Certo ou Errado” em seu site, em abril deste ano. Atualmente, são mais de 80 fotos que, em sua maioria, retratam o desrespeito às leis de trânsito.
O objetivo era estimular a observação do que acontece no trânsito e mostrar situações cotidianas para estimular a discussão e percepção de atitudes que colocam a segurança em risco.
O engenheiro Plínio Tourinho, de Teresópolis, no Rio de Janeiro é um dos que sempre contribuem com fotos do que é certo ou errado no trânsito.
“O espaço é uma oportunidade ímpar de se conhecer um pouco do trânsito nos quatro cantos de nosso país. Um convite a uma profunda reflexão sobre a atual situação de nosso trânsito, principalmente no que concerne aos altos índices de vítimas de acidentes”, diz o engenheiro.
Ele também enfatiza o poder da imagem como meio de mostrar a realidade do que acontece no trânsito. “Uma boa imagem é capaz de retratar fidedignamente uma determinada situação, o que muitas vezes, um texto não é capaz de fazer. Acho a imagem o instrumento perfeito de conscientização, tanto isto é verdade que as placas de trânsito são elementos gráficos, pois o cérebro assimila as imagens de forma muito mais rápida e por tempo muito maior”, explica Tourinho.
A agente de trânsito e educadora da STTrans, Gilmara Branquinho, de João Pessoa, na Paraíba, enviou a foto de uma situação flagrada no trânsito da cidade. Uma família (pai, mãe e dois filhos) circula tranqüilamente em cima de uma moto.  “Imprudência nota 10! Olha a quantidade de passageiros nesta motocicleta… e todos sem capacete. Que belo exemplo para estas crianças!”, comenta ironicamente a educadora.

Certo x Errado – para participar, basta enviar um e-mail para contato@perkons.com com sua foto e uma descrição e comentário da situação, o local e o crédito da foto.  O arquivo deve ser em formato `jpg`, `gif` ou `png` com até 500kb. Depois, é só conferir! Acesse www.perkons.com e clique no link Certo x Errado.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
VEJA TAMBÉM

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

No verão cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas

Fugir do local do acidente é crime, mesmo quando não há vítimas

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.