NOTÍCIAS

Imagens que falam

Um convite a uma profunda reflexão sobre a atual situação de nosso trânsito, principalmente no que concerne aos altos índices de vítimas de acidentes

Publicado em

A frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” é recorrente toda vez que a intenção é expressar o poder da fotografia. E não há quem questione esse poder.
A fotografia também tem um instrumento poderoso para retratar a realidade no trânsito.  Foi justamente essa facilidade de comunicar de forma direta e simples um dos motivos que levou a Perkons a lançar o espaço “Certo ou Errado” em seu site, em abril deste ano. Atualmente, são mais de 80 fotos que, em sua maioria, retratam o desrespeito às leis de trânsito.
O objetivo era estimular a observação do que acontece no trânsito e mostrar situações cotidianas para estimular a discussão e percepção de atitudes que colocam a segurança em risco.
O engenheiro Plínio Tourinho, de Teresópolis, no Rio de Janeiro é um dos que sempre contribuem com fotos do que é certo ou errado no trânsito.
“O espaço é uma oportunidade ímpar de se conhecer um pouco do trânsito nos quatro cantos de nosso país. Um convite a uma profunda reflexão sobre a atual situação de nosso trânsito, principalmente no que concerne aos altos índices de vítimas de acidentes”, diz o engenheiro.
Ele também enfatiza o poder da imagem como meio de mostrar a realidade do que acontece no trânsito. “Uma boa imagem é capaz de retratar fidedignamente uma determinada situação, o que muitas vezes, um texto não é capaz de fazer. Acho a imagem o instrumento perfeito de conscientização, tanto isto é verdade que as placas de trânsito são elementos gráficos, pois o cérebro assimila as imagens de forma muito mais rápida e por tempo muito maior”, explica Tourinho.
A agente de trânsito e educadora da STTrans, Gilmara Branquinho, de João Pessoa, na Paraíba, enviou a foto de uma situação flagrada no trânsito da cidade. Uma família (pai, mãe e dois filhos) circula tranqüilamente em cima de uma moto.  “Imprudência nota 10! Olha a quantidade de passageiros nesta motocicleta… e todos sem capacete. Que belo exemplo para estas crianças!”, comenta ironicamente a educadora.

Certo x Errado – para participar, basta enviar um e-mail para contato@perkons.com com sua foto e uma descrição e comentário da situação, o local e o crédito da foto.  O arquivo deve ser em formato `jpg`, `gif` ou `png` com até 500kb. Depois, é só conferir! Acesse www.perkons.com e clique no link Certo x Errado.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.