NOTÍCIAS

Engarrafamento é lindo!

por Marcelo José Araújo

Publicado em

No dia 14/04/13 a Presidente da Petrobrás Graça Foster fez graça numa entrevista ao jornal Zero Hora de que ‘acha lindo engarrafamento’, pois sendo seu negócio estaria faturando. Sua emblemática declaração foi alvo de críticas, pois num primeiro momento ela seria a ‘única pessoa’ a ter essa opinião, e sua afirmação teria sido uma ironia às pessoas que sofrem num engarrafamento. Desde então tenho usado esse exemplo em palestras sobre mobilidade e tentando encontrar outras pessoas e setores que fariam coro às declarações dela, e concluí que não são poucos. Detalhe é que ela não declarou que gosta de ficar engarrafada, e sim que acha lindo o engarrafamento, o que muda radicalmente o referencial do observador.

Vamos tentar elencar um pequeno rol de setores que fariam coro a essa declaração graciosa: montadoras de veículos, suas revendas e seus vendedores; concessionárias de rodovias; oficinas mecânicas e de reparo de lataria e pintura; setor de seguro de automóveis; revenda de peças de reposição, acessórios; vendedores de água, barquilha e cd pirata. Fomos do ápice à base, e não são poucas as pessoas que fariam a mesma afirmativa, pois vivem e sobrevivem da venda desse bem móvel. Mas podemos engrossar esse coro com o próprio consumidor desse bem, que é vítima de uma publicidade sedutora e marcante que invade se torna o sonho de consumo para o qual não se mede esforços para adquirir.

Não consigo me recordar de uma propaganda marcante que fale das vantagens de uma bicicleta recém lançada, que possua freios a disco nas duas rodas, com selim anatômico, pneus especiais. Uma propaganda que instigasse a ir na bicicletaria conhecer o produto, fazer o test drive, etc. Não me recordo de uma propaganda que mostre que os ônibus do transporte coletivo possuam cadeiras confortáveis e ergonômicas, que permitem fazer amizades, agilidade nos deslocamentos, etc. PORÉM, a propaganda da corrida maluca do novo Peugeot 208 é fantástica, o cachorro se secando dentro da caminhonete Mitsubishi Triton é cativante.Isso nos lembra da paródia do passarinho que tentava apagar um incêndio com uma gota de água no bico. Os motoristas ficam indignados com engarrafamento, mas não dão o devido respeito ao ciclista que coloca nas costas a frase que é um carro a menos nas ruas. As pessoas realmente acham lindo engarrafamento e fazem muito para que ele aumente, apenas não gostam de participar dele na condição de motorista. Caso a pensar!

Marcelo José Araújo
Advogado e Consultor de Trânsito. Professor de Direito de Trânsito e Presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR
marceloaraujotransito@gmail.com

COMPARTILHAR

Veja

também

Brasileiro encontra um ponto crítico nas estradas a cada 44km 

Mesmo depois de 25 anos de obrigatoriedade, não usar cinto de segurança continua no TOP 5 das infrações de trânsito 

Cresce a paixão dos brasileiros pelas bicicletas

Volta às aulas exige cuidados redobrados com o transporte escolar

Brasileiros intensificam uso de celular ao volante e novo projeto de lei quer aumentar o valor da multa

Pesquisa mostra que 43% dos usuários têm medo de usar transporte público no pós-pandemia

Perkons é uma das melhores empresas para trabalhar

Cidades apostam na Muralha Digital para gestão de trânsito e repressão a crimes

Perkons apresenta primeiro carro 100% elétrico da frota para manutenção dos equipamentos de Curitiba

Perkons e Prefeitura de Curitiba iniciam teste de equipamento que promete identificar condutores barulhentos no trânsito

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.