NOTÍCIAS

Embriaguez ou falta de segurança?

por Hélio Cardoso*

Publicado em

Muitos acidentes de trânsito têm ocorrido por ter na condução dos veículos pessoas embriagadas, como o caso mais recente envolvendo senhora grávida, que morreu, demonstrou isso claramente. Mas será que a condução do veículo por pessoa alcoolizada foi realmente a causa da morte? O perigo da condução de um veículo em estado de embriaguez é iminente, porém não pode ocultar outros fatos implícitos em um acidente envolvendo veículos automotores. Analisando melhor, a morte ocorreu porque a vítima foi arremessada para fora do carro durante o choque. Isso demonstra que não estava utilizando o cinto de segurança ou o dispositivo apresentou alguma falha, que o fez abrir.

Outro ponto importante a analisar é o tipo de choque, absorção do impacto e suas consequências. Naquele caso em particular, pelo estado do automóvel que se chocou com o veículo em que a vítima se encontrava, é possível verificar que as dimensões do choque não foram muito grandes. Por outro lado, o carro em que a vítima se encontrava tombou. Análise mais complexa poderia determinar ângulo de choque, velocidade dos veículos, possíveis problemas de estabilidade devido ao centro de gravidade dos automóveis e outros pontos importantes para uma perícia completa. Além disso, caso houvesse a ultrapassagem de um semáforo não favorável por parte de um dos condutores, seria mais um ingrediente para análise complexa. Mesmo que nenhum dos motoristas estivesse alcoolizado, haveria o impacto.

Por acaso esse choque poderia ser amenizado ou evitado caso o motorista não se encontrasse alcoolizado? De forma alguma queremos deixar de considerar o estado de embriaguez da pessoa ao volante, porém a análise técnica completa poderá determinar a verdadeira causa do acidente e os reais culpados, assim como possíveis problemas relacionados à segurança dos veículos envolvidos.

Obviamente aquele motorista cometeu crime por dirigir sob ação de álcool, mas a situação não parece tão simples e uma perícia realizada por profissionais habilitados com conhecimento técnico amplo e atualizado demonstrará aquilo que for necessário para desvendar o acidente. Ficou claro, também, que como é amplamente divulgado, o cinto de segurança é equipamento essencial e não pode deixar de ser usado em hipótese alguma.

 

*Hélio Cardoso
Especialista em perícias envolvendo veículos automotores e diretor do Ibape/SP.

Originalmente publicado no jornal Diário do Grande ABC – Palavra do Leitor, em 14/01/2012.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.