NOTÍCIAS

Educação no trânsito modifica comportamento de pais e filhos

"O trabalho de conscientização tem que começar na infância e deve ser acompanhado por especialistas, o que nos permite abordar as questões do jeito que as crianças e adolescentes possam compreender", enfatiza produtora de projeto do setor
Publicado em

    Apontada como a maior lacuna quando se trata da prevenção de acidentes, a conscientização e educação podem ser a solução para a redução dos acidentes no trânsito. As ações educativas estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro – o problema está em como transformar o assunto em objeto de interesse entre crianças, atuais pedestres e futuros condutores. Esse foi um desafio encarado pela peça Calota e Gasolina em Trânsito em 2004.
    A Perkons S.A. foi a primeira patrocinadora da peça – um espetáculo no estilo mambembe, que roda o país levando música, interação e muita informação para as crianças. Segundo Alessandra Pilar, produtora de peças teatrais e, em especial desta montagem, o trabalho funciona porque sua criação foi acompanhada por especialistas.
    “O processo inteiro da concepção do Calota e Gasolina foi acompanhado pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, o que nos permitiu abordar as questões do jeito que as crianças e adolescentes pudessem compreender. A reação é imediata: os alunos saem da peça instruindo seus pais e professores sobre os procedimentos corretos no trânsito”, explica Alessandra. 
    Criado por Pedro Moreira e dirigido por Gelson Schimanski, em quase seis anos o Calota e Gasolina já rodou mais de 652 cidades, acumulando mais de duas mil e quinhentas apresentações em 3.295 escolas nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Estima-se que o público do espetáculo tenha ultrapassado 978 mil expectadores.
    “A Perkons foi a nossa primeira incentivadora. Empresas assim, preocupadas com a segurança no trânsito, merecem aplausos, inclusive das esferas dos governos Federal, Estadual e Municipal. É muito difícil abordar este tema por intermédio da cultura e a empresa apostou no nosso trabalho. Arrisco dizer que o que fazemos, com esta abordagem, seja único no País”, completa Alessandra.
    “Quando soubemos deste projeto ficamos encantados, pois traz os mesmos valores que temos defendido: somente com uma educação sólida, informações e noções de respeito ao próximo é que as estatísticas de acidentes de trânsito serão revertidas. É por este motivo que investimos neste e outros projetos que levam o conhecimento aos pequenos”, diz Walter Alberto Schause, diretor comercial da Perkons.


Exemplo a ser seguido
&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.