NOTÍCIAS

Dia do Motociclista

NULL
Publicado em

    Dia 27 de julho é celebrado o Dia do Motociclista. Criada em 1982 por iniciativa do Deputado Alcides Fransciscatto, essa data foi sugerida por Rogério Gonçalves, a época proprietário de uma concessionária de Sorocaba em homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, o motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974.
    Apesar de entendimentos contrários, essa é uma data que merece ser celebrada, e deve servir para levar a uma profunda reflexão, todos aqueles que utilizam a motocicleta, seja em seu deslocamento para o trabalho, a lazer ou mesmo como ferramenta de trabalho de onde gera renda para sua subsistência.
    Nunca houve tanta motocicleta em circulação no país. Dados mais recentes, indicam que o Brasil possui uma frota superior a 10 milhões de motocicletas, ou seja, há uma motocicleta para cada 19 habitantes, sendo que somente em 2008 foram comercializadas segundo dados da ABRACICLO, 1.880.000 unidades. Em 1999, por exemplo, foram 441.536 unidades.
    Infelizmente essa popularização do veículo tem sido acompanhada de um aumento significativo no número de acidentes. Estudos indicam que morrem por dia no país, 18 motociclistas, um número alarmante, pois aqui não contabilizamos aqueles internados em estado grave. Corrobora para isso a informação de que 71% dos acidentes com motos incluem feridos que necessitam de cuidados hospitalares, sendo que com automóveis esse percentual é de 7%.
    Para aproveitar ao máximo o prazer e a liberdade que a motocicleta oferece a quem a conduz, mais uma vez ressaltamos o quão necessária é a atenção total do condutor e o respeito às normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, ordenamento esse que em seu processo de revisão tem na motocicleta um dos principais focos de discussão motivado em função do número de acidentes. Proibição de circulação no “corredor””, estabelecimento de placa dianteira, são algumas das medidas em discussão para tentar coibir os abusos praticados.
&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.