NOTÍCIAS

Dia 16 de outubro

por Eduardo Siqueira da Costa*

Publicado em

Quando se fala de acidente de trânsito, apontar o instrutor de trânsito como o único culpado da violência no trânsito é fácil. Mas sabemos, eles têm sua parcela de responsabilidade. Todos nós sabemos que um trânsito seguro, depende da educação – educação essa que venha (desde o berço, nas escolas, na autoescola e educação continuada) -, de engenharia (qualidade de equipamentos e nas estruturas, como um todo), de legislação e de fiscalização justa e eficientes.
Lutando por respeito e consideração pelo que estamos aplicando aos nossos condutores de trânsito, com isso melhores salários para nossa categoria também não basta! Queremos dignidade, melhores condições de trabalhos e fazer políticas educacionais para formação de bons condutores.
Aceitamos este desafio, nos disponibilizamos a assumir estas responsabilidades sabendo bem o que nos espera. A decisão, corajosa, de avançar.  Sentimo-nos encurralados pelas dificuldades, mas estamos cheios de esperança!
A profissão de instrutor de trânsito também conhecida como Educador de Centros de Formação de Condutores regulamentada no Brasil pela lei 12.302 de Agosto de 2010. A CUT – Central Única dos Trabalhadores foi importante para o processo de regulamentação ocorresse de forma rápida e tivesse aprovação do Congresso Nacional. A Central dialogou com setores do governo para evitar vetos, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva presidente da republica do Brasil.
Todos merecem o reconhecimento da sociedade, pois nossa missão é educar. Educar para respeitar e conduzir o veículo de forma a preservar a vida. Parabéns aos Instrutores de Trânsito do estado do Brasil pelo seu dia. Essa é uma conquista sua porque da visibilidade e reconhecimento da categoria perante a sociedade instituindo o dia 16 de outubro como “Dia Do Instrutor de Trânsito”, data comemorativa em homenagem ao Profissional Empregado em Centro de Formações de Condutores sendo firmado no Calendário Trabalhista.
Sabemos que a Educação de Trânsito é a mola propulsora da gestão dos componentes do trânsito. Somos nós que com educação e respeito instruímos as pessoas a fim de realizarem seus exames de habilitação, e que sem nossa presença não seria possível tal formação.
Destacamos nosso papel social fundamental porque nossa atividade é importantíssima para a sociedade de maneira geral, pois o combate aos delitos de trânsito e a formação de bons condutores muito depende dos ensinamentos que os candidatos a motoristas terão durante a sua formação nos Centros de Formação de Condutores.
Com certeza o dia 16 de outubro reveste-se de grande importância e nossa categoria deve ter muita honra de tudo que conquistamos até aqui através do nosso instrumento coletivo de luta.
No “Dia do Instrutor de Trânsito”, mais uma vez fazemos questão de sobressair nosso papel social e a importância de nossa categoria. Todos nós estamos de parabéns e com nossa luta vamos conquistar e ampliar ainda mais direitos para termos muito mais ainda para comemorar em nosso dia comemorativo.
Com a sua participação muitas outras conquistas virão!
Força na luta companheiros, porque enquanto houver exploração da força de trabalho, haverá resistência à exploração. Unidos venceremos, desunidos cairemos.

*Eduardo Siqueira da Costa
Presidente do SINFCETO – Sindicato dos Instrutores de Transito e Funcionários de Centro de Formação de Condutores no Estado do Tocantins

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.