NOTÍCIAS

Deixem o socorro passar

por Sydnei Ulisses*

Publicado em

Estabelece o Código de Trânsito Brasileiro que os veículos em operação de socorro, devidamente identificados, sobretudo com a sinalização sonora acionada, têm preferência de passagem na via devendo os demais veículos saírem para a faixa da direita deixando livre a esquerda da via. O Código prevê ainda que o condutor pode ser multado em R$191,00 mais 7 pontos na carteira caso deixe de cumprir a regra.
A lei determina a regra e prevê a punição, mas está longe de conscientizar os condutores da real importância de deixar o socorro passar: a preservação da vida das pessoas.
Tratando especificamente o socorro nos acidentes de trânsito, o que vemos no dia-a-dia é lamentável. O reclamo popular diz que o serviço prestado pelo Estado é demorado e que o tempo de resposta do SAMU poderia ser menor, porém, é comum vermos sirenes disparadas e veículos estáticos na faixa da esquerda impedindo a passagem das ambulâncias.
Os manuais de primeiros socorros ensinam que nos casos de parada cardio-respiratória e a conseqüente falta de oxigenação deve ter rápida intervenção de socorro e que período superior a 4 minutos sem que isso ocorra quase sempre resulta na morte do acidentado.
0utro dado importante é que 60% dos acidentes com vitimas envolvem motociclistas e que 70% destes condutores são homens com idade entre 15 e 29 anos. Mesmo que não houvesse outras razões só a de estarmos interferindo na chance de sobrevivência das vitimas de trânsito já é suficiente para que sejamos conscientes e comprometidos em desobstruir a faixa da esquerda para as ambulâncias passarem.
Devemos ainda considerar que quando nos referimos aos acidentes de trânsito igualmente estamos sujeitos: nós, nossos familiares, filhos, pais, mães, nossos idosos, afinal somos todos pedestres quando fora dos veículos e quando dentro dos carros também estamos correndo o risco de sermos envolvidos nos inúmeros acidentes e mortes do trânsito.
Assim, nos resta entender que ao impedir a passagem da ambulância e retardar sua chegada ao local de um acidente de trânsito, podemos estar prejudicando o salvamento de um estranho ou de um de nossos familiares. Antes de hesitar em mudar de faixa, pense nisso.
Respeitar o direito a vida deve ser sempre o nosso maior objetivo, no trânsito ou em qualquer outra situação do nosso cotidiano.

*Sydnei Ulisses
Consultor das relações de consumo e trânsito sydneiulisses@gmail.com

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.