NOTÍCIAS

Cuide-se no Carnaval

NULL
Publicado em

    Hoje o pessoal começa a se animar e entrar no ritmo do Carnaval. Sai ano, entra ano e me preocupo em reforçar a importância do cuidado nesta época.  Não que as pessoas devam se cuidar apenas no Carnaval, mas parece que a festa suscita em muita gente a ideia de mais diversão, de mais ousadia mas infelizmente com menos responsabilidade.
    Talvez em parte pelo espírito da festa, talvez pelo efeito libertador do excesso de álcool ou uso de outras substâncias, o que se vê por aí é muita gente se arriscando pelas ruas e estradas. O sentido de liberdade do Carnaval é perigoso também por que muita gente quando viaja para se libertar da rotina do dia a dia não tem a atenção redobrada nas rodovias e o número de veículos está intensificado a partir de hoje.

Riscos
   Tudo que não queremos são porres homéricos, ressaca física e moral, perdas e muita apreensão na quarta feira de cinzas. Será que precisa ser assim? É claro que não! Dá para brincar e se divertir muito sem abrir mão de um mínimo de autocontrole. Evite excessos, saber a hora de parar, pedir ajuda de quem está sóbrio e jamais dirigir cansado. Em hipótese alguma beber e dirigir. Também não aceite carona com amigos que tenham ingerido álcool.
    Atenção redobrada nas rodovias. Respeite o limite de velocidade da via em que você trafegar, é claro, use o cinto de segurança. Importante lembrar que os passageiros do banco traseiro também devem usar o cinto. O cinto que pouca gente usa pode fazer muita diferença no caso de algum acidente. Imagine um veículo se deslocando a 60 km/h batendo de frente contra um muro e transportando um passageiro que pesa 60 kg. No momento da batida, o carro para quase instantaneamente, porém o mesmo não acontece com a pessoa que está no veículo e, por causa da velocidade, o corpo dessa pessoa continuará a “viagem”” pesando quase 1 tonelada. Essa é a triste realidade. Portanto, vamos afivelar os cintos.
&nbsp

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.