NOTÍCIAS

Controle do stress no trânsito é possível

Ramalho diz que as mulheres são mais controladas que os homens

Publicado em
qevsj4niy4ur1ipxy4qq

No trabalho, com a família e os amigos, muito se fala sobre a importância da inteligência emocional para o sucesso das relações interpessoais. Mas qual a importância desse controle no trânsito? A Perkons entrevistou o especialista em inteligência emocional no trânsito Rodrigo Ramalho e autor do livro “Educação Emocional no Trânsito: o medo e raiva dos condutores” para entender quais características definem o motorista com inteligência emocional e o uso de técnicas para melhor desempenho ao volante e para desenvolver.  Confira!

Perkons: O que é inteligência emocional quando falamos de trânsito? Qual sua importância?

Ramalho: É um conjunto de habilidades emocionais que o indivíduo desenvolve para enfrentar o trânsito cotidiano: repleto de conflitos e perigos. Assim, levar inteligência às emoções possibilita ao condutor uma direção mais consciente e segura. Isto, porque está mais atento aos seus impulsos e emoções, assim poderá modular com mais eficiência seu nível de stress, inclusive a sua raiva em diversas situações no trânsito: nos congestionamentos, em potenciais conflitos com outros condutores e outras situações estressantes do tráfego intenso.

Crédito: PEET

“O que ocorre é que a inteligência emocional tem várias áreas e peculiaridades”, Rodrigo Ramalho.

Perkons: Quais são as atitudes que definem um motorista que tem inteligência emocional?

Ramalho: Este condutor se diferencia em muitos aspectos. Mas sua forma de conduzir se traduz em comportamentos mais cooperativos e pacíficos, demonstrando gentileza e mais paciência em diversas situações conflitantes do trânsito. Será mais tolerante com os pedestres e mais sutil quando se comunicar com outros usuários das vias.

Perkons: A inteligência emocional no trânsito é algo que se pode desenvolver? 

Ramalho: Sim. Venho trabalhando nos últimos anos uma série de estratégias no Programa de Educação Emocional no Trânsito – PEET para conscientizar a sociedade de que é possível obter um melhor desempenho ao volante utilizando as técnicas da Inteligência Emocional.Muitas delas envolvem o exercício dos lobos frontais (região do cerebral que controla as emoções), e que geram circuitos mais operantes no cérebro, no corpo e comportamento.

Perkons: Entre homens e mulheres, é possível estabelecer quem tem mais ou menos inteligência emocional no trânsito?

Ramalho: Homens e mulheres lidam com stress de diferentes formas. Geralmente as mulheres são bem menos agressivas e cometem menos imprudências no trânsito. Os homens ao contrário, esboçam comportamentos mais competitivos e se envolvem em muitas discussões que culminam em brigas de trânsito. O nível de Inteligência emocional é muito relativo, varia de indivíduo para indivíduo (isto independe de gênero).

Perkons: O medo de dirigir tem relação com menor grau de inteligência emocional?

Ramalho: Não necessariamente. Existem pessoas que desenvolvem comportamentos fóbicos apesar de apresentarem extrema habilidade emocional em diversas situações diferentes, inclusive sociais. O que ocorre é que a inteligência emocional tem várias áreas e peculiaridades. Existem pessoas que desenvolvem um grande poder de negociação, embora sejam frias emocionalmente com seus pares e filhos. Outros poderão ser exímios amantes repletos de qualidades que atraem as pessoas, embora não saibam lidar com a própria raiva, e assim por diante. Todas as pessoas precisam desenvolver as habilidades emocionais, pois elas nos conduzem ao sucesso no trânsito e em todos os momentos da vida.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.