NOTÍCIAS

Cidades amigáveis

por Iliomar Darronqui*

Publicado em

A rua não é apenas um espaço de circulação; é também – e principalmente – um espaço de vida. As cidades européias são em sua maioria “amigáveis”. Entre metas e ações que as tornaram assim, temos a redução do consumo de combustíveis fósseis e emissões de CO2 em 80% até 2050; a boa qualidade do ar; grande quantidade de áreas verdes e recreativas; planos de preservação da água e a excelência em transporte público, além das boas calçadas, ciclovias e ciclofaixas por todas as cidades.
O estímulo ao transporte não motorizado ajuda a proteger ao meio ambiente e ainda melhora do condicionamento físico da população. A bicicleta é um “veiculo de bairro”, pode percorrer território de 6 quilômetros de raio. Nestes curtos trajetos a segurança de circulação é fundamental. O importante nas nossas cidades é ter ruas “amigáveis” e não necessariamente dotadas de ciclovias, mas de infra estrutura que permita a disposição de espaços que são cada vez mais escassos e estão disponíveis ao viário, mas quase nunca dotados de condições para abrigar ciclo faixas onde a baixa velocidade das bicicletas (15 a 20 km/h) não deveria ser ameaçada pela velocidade do tráfego, nos limites permitidos pelo Código de trânsito Brasileiro – CTB, de 30 km/h em vias locais.
Tendo em vista os diferentes obstáculos ligados à história, à geografia e ao contexto orçamentário, a questão que se coloca hoje é saber como abrir uma nova etapa na agenda das políticas públicas a fim de que seus habitantes tenham mais qualidade de vida e que seja baseada no conceito de cidade amigável.

Fórum Cidades Amigáveis
A Prefeitura de São Caetano do Sul e a ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos tem o prazer em convidá-los para o evento “Cidades Amigáveis” que discutirá a questão do espaço público suas prioridades de uso e seu potencial de vitalidade para vida urbana.
O I Encontro Cidades Amigáveis da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos será em São Caetano do Sul/SP com o apoio da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, no Campus II, a Rua Santo Antônio, 50 – CEP: 09521-160 –  São Caetano do Sul – SP.
Vários especialistas, experiências de muitas cidades brasileiras estarão sendo debatidas no sábado dia 16 de junho. No domingo, 17 estaremos na Av. Keneddy pedalando, caminhando, fazendo exercícios, brincando com palhaços e malabaristas na lona da mobilidade sustentável. Enfim venha discutir e aproveita a cidade conosco. Informações no site da ANTP: www.antp.org.br. Não perca!

 

*Iliomar Darronqui
Secretário de Mobilidade Urbana – SEMOB
Prefeitura de São Caetano do Sul

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
VEJA TAMBÉM

CTB completa 24 anos com crescimento e envelhecimento da frota nacional

No verão cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas

Fugir do local do acidente é crime, mesmo quando não há vítimas

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.