NOTÍCIAS

Cidades amigáveis

por Iliomar Darronqui*

Publicado em

A rua não é apenas um espaço de circulação; é também – e principalmente – um espaço de vida. As cidades européias são em sua maioria “amigáveis”. Entre metas e ações que as tornaram assim, temos a redução do consumo de combustíveis fósseis e emissões de CO2 em 80% até 2050; a boa qualidade do ar; grande quantidade de áreas verdes e recreativas; planos de preservação da água e a excelência em transporte público, além das boas calçadas, ciclovias e ciclofaixas por todas as cidades.
O estímulo ao transporte não motorizado ajuda a proteger ao meio ambiente e ainda melhora do condicionamento físico da população. A bicicleta é um “veiculo de bairro”, pode percorrer território de 6 quilômetros de raio. Nestes curtos trajetos a segurança de circulação é fundamental. O importante nas nossas cidades é ter ruas “amigáveis” e não necessariamente dotadas de ciclovias, mas de infra estrutura que permita a disposição de espaços que são cada vez mais escassos e estão disponíveis ao viário, mas quase nunca dotados de condições para abrigar ciclo faixas onde a baixa velocidade das bicicletas (15 a 20 km/h) não deveria ser ameaçada pela velocidade do tráfego, nos limites permitidos pelo Código de trânsito Brasileiro – CTB, de 30 km/h em vias locais.
Tendo em vista os diferentes obstáculos ligados à história, à geografia e ao contexto orçamentário, a questão que se coloca hoje é saber como abrir uma nova etapa na agenda das políticas públicas a fim de que seus habitantes tenham mais qualidade de vida e que seja baseada no conceito de cidade amigável.

Fórum Cidades Amigáveis
A Prefeitura de São Caetano do Sul e a ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos tem o prazer em convidá-los para o evento “Cidades Amigáveis” que discutirá a questão do espaço público suas prioridades de uso e seu potencial de vitalidade para vida urbana.
O I Encontro Cidades Amigáveis da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos será em São Caetano do Sul/SP com o apoio da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, no Campus II, a Rua Santo Antônio, 50 – CEP: 09521-160 –  São Caetano do Sul – SP.
Vários especialistas, experiências de muitas cidades brasileiras estarão sendo debatidas no sábado dia 16 de junho. No domingo, 17 estaremos na Av. Keneddy pedalando, caminhando, fazendo exercícios, brincando com palhaços e malabaristas na lona da mobilidade sustentável. Enfim venha discutir e aproveita a cidade conosco. Informações no site da ANTP: www.antp.org.br. Não perca!

 

*Iliomar Darronqui
Secretário de Mobilidade Urbana – SEMOB
Prefeitura de São Caetano do Sul

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.