NOTÍCIAS

Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

A visibilidade fica mais prejudicada sob chuva forte e em determinados períodos do dia
Publicado em
GAVETA_Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito_Fecam_RS
Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros Crédito: Fecam_RS

Curitiba, junho de 2022 – Durante os dias de chuva ou de neblina os condutores precisam tomar alguns cuidados extras que garantem o ir e voltar em segurança pelas ruas e via do país. Antes de sair de casa é possível verificar, em tempo real, as condições do clima no Instituto Nacional de Meteorologia, conferindo as métricas de chuva para cada Estado.

Em dias de chuva, pista molhada e redução de visibilidade aumentam os riscos de acidentes. Principalmente durante as primeiras chuvas, a água e o acúmulo de sujeira e óleo no asfalto o tornam escorregadio, causando deslizamentos em casos de mudança de faixa e freadas bruscas. Segundo as orientações do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o condutor deve observar com prudência e aumentar a distância do veículo da frente, usar ar-condicionado ou abrir um pouco os vidros, para evitar o embaçamento dos vidros e melhorar a visibilidade. Reduzir a velocidade e redobrar a atenção são dicas preciosas e válidas sempre.

A neblina também é um elemento perigoso. Conforme a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (Fecam-RS), no inverno aumenta a incidência de neblina e cerração, principalmente durante a madrugada e pela manhã. Em alguns pontos o tempo demora a ficar completamente limpo. Portanto, intensifique a atenção e a cautela na direção. Sob neblina ou cerração, acenda a luz baixa do farol (e o farol de neblina, se houver), reduza a velocidade, aumente a distância do veículo a sua frente e não pare no acostamento.

Para aumentar a segurança e evitar acidentes, Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, recomenda ainda que se faça uma revisão dos pneus, freios, limpadores de para-brisas e faróis. “Toda a parte elétrica do veículo também deve ser constantemente verificada, já que fusíveis e lâmpadas queimam com certa facilidade. Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro. Além disso, reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente. Todo esse conjunto de ações é muito importante para um deslocamento mais seguro no trânsito”, completa.

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.