NOTÍCIAS

Carro, à imagem e semelhança do motorista

por Ildo Mário Szinvelski*

Publicado em

O saudoso professor Ático J. Dotta, em suas obras de psicologia, refere que “o automóvel pode ser considerado uma caixa de ferro parafusada em cima de quatro rodas. Mas, no momento em que está sendo dirigido, passa a ter a inteligência e a personalidade do seu condutor”. Será verdade que o veículo e a forma de condução expressam o caráter das pessoas? Aquela “pecinha” que segura o volante está mesmo se revelando quando acelera, invade sinais, gesticula, xinga, cospe e baba furioso com uma simples manobra mal feita de outro condutor? Está usando a potência da máquina como instrumento para camuflar motivações pessoais e sociais?
Na verdade, o que ocorre no trânsito não são acidentes. Conceitualmente, acidentes são inesperados, involuntários e inevitáveis. Ora, excesso de velocidade, alcoolemia, uso do celular enquanto dirige, não utilizar cinto de segurança, avançar contra pessoas são erros, imprudências, negligências, enfim, falhas humanas – perfeitamente previsíveis e evitáveis. Se um veículo precisa de espaço e tempo para ser imobilizado, a percepção dos riscos, a tomada de decisões e o agir responsável dependem do condutor.
Constata-se que as pessoas dirigem como vivem. Isso é: muitos têm senso de responsabilidade; outros perturbam o trânsito, como se essa conduta mortífera decorresse de um vazio existencial e sem sentido… enfim, como se a conduta agressiva e de autodestruição fosse algo normal. Mas esse estilo de vida não é natural. Aliás, na evolução do conformismo para uma vida mais ativa, lembramos o alerta de Bertolt Brecht – “não digam nunca isso é natural, para que nada passe a ser imutável”.

 

*Ildo Mário Szinvelski
Diretor Técnico do Detran/RS

COMPARTILHAR

Veja

também

Perkons destacará suas soluções inovadoras e impacto na segurança viária na Smart City Expo Curitiba 2024

Lei da Cadeirinha completa 16 anos

Celebrando o aniversário do Código de Trânsito Brasileiro: 26 anos de avanços e transformações

Um alerta para o risco das ultrapassagens indevidas

“Lei Seca” completou 15 anos em 2023

Cinto de segurança: mais de 70 anos ajudando a salvar vidas

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e os perigos do excesso de velocidade

Melhorar sinalização e iluminação das estradas pode salvar vidas

Vias públicas com foco na segurança dos pedestres ajuda a salvar vidas

Nascemos do ideal por um transitar seguro e há três décadas nossos valores e pioneirismo nos permitem atuar no mercado de ITS atendendo demandas relativas à segurança viária, fiscalização eletrônica de trânsito, mobilidade urbana e gerenciamento de tráfego.